Simagran PR
Declaração - 21/03/2013

Simagran informa sobre a exigência do novo TRCT

Documento é indispensável para rescisão contratual e fundamental para que o trabalhador consiga sacar seguro-desemprego e FGTS

O Simagran informa que entrou em vigor o novo modelo de Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT). A exigência está sendo feita desde 1° de fevereiro e a Caixa Econômica Federal está exigindo a apresentação do modelo atualizado para o pagamento do seguro-desemprego e do FGTS.

O novo TRCT especifica as verbas rescisórias devidas ao trabalhador, as deduções e vale também para a rescisão de contratos de trabalhadores domésticos. Na declaração deve constar: adicional noturno, de insalubridade e de periculosidade, horas extras, férias vencidas, aviso prévio indenizado, décimo terceiro salário, gorjetas, gratificações, salário-família, comissões e multas. Também devem ser discriminados valores de adiantamentos, pensões, contribuição à Previdência e Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Homologação - Impresso em duas vias, uma para o empregador e outra para o empregado, o novo TRCT vem acompanhado do Termo de Homologação (TH) - para os contratos com mais de um ano de duração, que necessitam de assistência do sindicato laboral ou do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), e o Termo de Quitação (TQ) - para contratos com menos de um ano de duração e que não exigem a assistência sindical.

Os Termos de Homologação e o Termo de Quitação são impressos em quatro vias, uma para o empregador e três para o empregado, sendo que duas delas são utilizadas pelo trabalhador para sacar o FGTS e solicitar o recebimento do seguro-desemprego. Mais informações sobre as mudanças podem ser obtidas no site do MTE.

Coment�rios - Deixe seu coment�rio

por Rickey Neighbors - Domingo, 22 de Janeiro de 2023 - 05:01:34 - Comentar

The payment of unemployment insurance, in my opinion, the most important issue, unemployment and re-employment to make the effort to find it's quite difficult and time-consuming situation, sometimes I've seen people engaged for months to find a new job, this is annoying, I usually's not my job to get rid of these thoughts when I've been playing games like fall beans, this makes me feel good.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail