Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




09/04/2012 - Atualizado em 13/06/2012

Benefícios

Fazer a contribuição sindical empresarial é investir no crescimento da sua empresa e passar a contar com todo o suporte que você precisa para identificar oportunidades, fortalecer seu negócio e conquistar seus objetivos.

A Fiep oferece uma série de produtos e serviços exclusivos para as empresas associadas aos seus sindicatos. Conheça um pouco mais sobre cada um deles abaixo.




Redução tributária

Os sindicatos empresariais trabalham ativamente por uma política tributária justa e adequada ao crescimento da indústria:

- Após articulação da Fiep e sindicatos, o Governo do Paraná prorrogou até 2015 os descontos no ICMS do setor têxtil, um dos que mais gera empregos no Estado;

- Lançado em 2010 pela Fiep, o movimento apartidário "A Sombra do Imposto" busca conscientizar a sociedade do injusto sistema tributário brasileiro e cobrar dos representantes públicos a correta aplicação dos tributos em serviços públicos de qualidade. 




Apoio à internacionalização das empresas
Por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep, os sindicatos empresariais oferecem um portfólio completo de produtos e serviços para as empresas que buscam a expansão e difusão de seus negócios no exterior.  O portfólio inclui informações, cadastro industrial, emissão de certificados de origem, capacitação, feiras e missões, seminários e rodadas de negócios.




Representação empresarial trabalhista
Os sindicatos empresariais são os representantes legais das indústrias nas rodadas de negociações salariais e de condições de trabalho com os sindicatos de trabalhadores.




Ações legislativas e governamentais
Por força legislativa e estatutária, os sindicatos empresariais representam as suas respectivas categorias junto aos poderes legislativo, executivo e judiciário.

Além disso, os sindicatos mantêm um serviço de monitoramento sobre todos os projetos de lei relacionados à indústria em nível federal e estadual, formulando, quando necessário, alternativas de acordo com os interesses do setor.




Acesso a pesquisas
Por meio do departamento econômico da Fiep, os sindicatos empresariais disponibilizam aos seus filiados estudos e pesquisas que possibilitam traçar tendências e identificar oportunidades:

- A Pesquisa Conjuntural da Indústria é desenvolvida mensalmente a partir de informações fornecidas pelas principais empresas da indústria paranaense. Além de oferecer uma visão macro do setor, o estudo também gera relatórios estratégicos exclusivos para os participantes.

- A Análise do Desempenho do Comércio Exterior sintetiza e examina os indicadores das importações e exportações do Paraná, com dados da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

- A Sondagem Industrial apresenta anualmente a percepção e as expectativas de diferentes empresários em relação a temas ligados à indústria, como assuntos internacionais, produtividade, competitividade, estratégias de venda e de compra, qualidade, infraestrutura e meio ambiente.




Inovação tecnológica
O Centro Internacional de Inovação (link) do Senai oferece produtos e serviços para empresas industriais paranaenses de diferentes portes e setores que estejam buscando aumentar sua produtividade, competitividade e sustentabilidade por meio do desenvolvimento de processos de inovação.




Cursos e palestras
Os sindicatos empresariais promovem cursos e palestras de interesse das indústrias, com conteúdos relacionados às novidades do mercado que contribuem para o desenvolvimento de empresários e colaboradores.




Fomento
No Departamento de Fomento do Sistema Fiep, os empresários do setor industrial encontram informações sobre os procedimentos para a obtenção de recursos financeiros provenientes de organismos públicos, tais como BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Além disso, o departamento também operacionaliza programas, age como articulador institucional junto a agentes locais e acompanha projetos.