Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Harley-Davidson lança sua primeira moto elétrica, apostando no futuro desta modalidade

Publicado em 02/04/2019

Provavelmente a mais icônica fabricante de motocicletas do mundo, a americana Harley-Davidson decidiu abandonar um pouco a tradição e tratar com mais cuidado o futuro que se avizinha.

A empresa lançou no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, a LiveWire, a primeira motocicleta elétrica da grife, e anunciada como a máquina inaugural de um portfólio de motos com o mesmo sistema de propulsão. O preço da motocicleta, que será comercializada a partir do segundo semestre deste ano, foi fixado em US$ 30 mil, ou cerca de R$ 110 mil.

A entrada no mercado de motos elétricas é, sem dúvida, uma aposta ousada da Harley. Afinal, os produtos da marca sempre se mantiveram fiéis a uma série de características técnicas e de design, tendo ganhado fama como motocicletas de grande potência e esportividade, exalando mesmo certa agressividade. O conceito da Harley é de uma moto de estrada. E nada mais urbano e prosaico do que uma moto elétrica.

Na verdade, a estratégia por trás do lançamento da LiveWire é a de revigorar os negócios da Harley-Davidson nos Estados Unidos e no resto do mundo. A fabricante também sempre se notabilizou pelas crises financeiras que a assolaram quase que desde a sua fundação, no distante ano de 1903, e que vez por outra a ameaçaram até com a falência definitiva. A companhia está vivendo de novo uma crise brava, com fechamento de unidades produtivas e demissão de funcionários. Era necessário agir.

Em termos práticos, a Harley-Davidson pretende se reposicionar vitoriosamente nos EUA até 2027, acelerar o ritmo de crescimento internacional e construir a próxima geração de motociclistas em todo o mundo (tem poucas fábricas no planeta, uma delas em Manaus, no Amazonas). A fabricante ainda pretende se estabelecer como líder na eletrificação do transporte em duas rodas.

"Estamos vivendo um momento histórico no setor de transporte veicular e a Harley-Davidson quer, como sempre, também estar na vanguarda", afirma o CEO da empresa, Matt Levatich. "A inovação está no coração da Harley, e o próximo capítulo da nossa história será a criação de produtos para motociclistas de todas as idades e estilos de vida", acrescenta o executivo.

PILOTAGEM FÁCIL - Diga-se que isso, particularmente, não será muito difícil.  A futura moto elétrica da Harley-Davidson se destacará pela facilidade em pilotá-la. O motor elétrico da LiveWire não requer embreagem nem troca de marchas, simplificando enormemente a operação para pilotos novatos ou ruins de roda. No entanto, pelo menos em um aspecto, a LiveWire não decepcionará os velhos amantes da marca: ela foi projetada para produzir o som inconfundível da Harley-Davidson conforme acelerar e ganhar velocidade.

O motor elétrico que equipa a nova moto, na verdade, também não vai decepcionar, embora em nada se pareça em potência com o motor tipo avião da Segunda Guerra das velhas Harleys. A LiveWire acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, devido ao torque instantâneo fornecido pelo motor H-D Revelation.

O centro de gravidade mais baixo é outra vantagem desse propulsor. Ele fica na parte inferior da motocicleta, ajudando na mobilidade do veículo em todas as velocidades e tornando mais fácil o controle quando parada.

Fortes acenos são feitos também para os cultores da qualidade de vida e da economia energética. Como outros veículos elétricos, a moto articula a frenagem com o modo de regeneração de energia, adicionando carga à bateria, algo especialmente útil em cidades de trânsito intenso. A autonomia é de cerca de 180 km nas cidades.

Grande atenção foi dada pela empresa à infraestrutura eletrônica da LiveWire. A moto traz um controle eletrônico de chassi e freios ABS que permitirá uma atuação otimizada em curvas e maior controle de tração. Esses sistemas são totalmente eletrônicos e utilizam a mais recente unidade de medição inercial do sensor ABS.

A LiveWire é equipada ainda com o H-D Connect, que conecta motociclistas e suas motos por meio de smartphone. Essa tecnologia faz da LiveWire a primeira motocicleta elétrica conectada por celular do mercado de massa norte-americano.

Com o H-D Connect, os dados são coletados e transferidos para o aplicativo para fornecer informações ao smartphone do piloto sobre o status da carga da bateria e a autonomia disponível, o local onde a moto foi estacionada e alerta sobre possível furto. Isso, além de lembretes sobre os requisitos das próximas revisões e serviços.

A LiveWire também antecipa outros conceitos que farão parte dessa nova fase eletrificada da fabricante. Os protótipos, voltados particularmente para a mobilidade urbana, destacam-se pelo minimalismo das formas e pelo design futurista e de inspiração tecnológica, devendo provavelmente servir de inspiração para novas motocicletas não apenas da Harley, como também inspirar novas maneiras de pilotar. 
Fonte: Ipesi
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube