Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Laboratório do IPT trabalha no desenvolvimento de tecnologia de compósitos para aeronaves

Publicado em 22/01/2019

A caracterização das propriedades mecânicas de um material compósito será o escopo do trabalho do Laboratório de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na primeira fase do consórcio Spirit, criado em 2017 como uma iniciativa conjunta entre a empresa holandesa TenCate Advanced Composites e diversos fornecedores aeroespaciais e institutos educacionais em todo o Brasil.

O objetivo é desenvolver uma base de conhecimento regional em tecnologia de compósitos termoplásticos para a próxima geração de aeronaves - a denominação Spirit é um acrônimo para São Paulo Initiative on Research Into Thermoplastic composites.

Participam também do consórcio a Embraer, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Alltec (indústria de componentes em materiais compósitos). "As empresas, instituições de ensino e institutos de pesquisa foram escolhidos com base na proximidade [cidade de São José dos Campos] e no interesse pelo uso da tecnologia de materiais compósitos termoplásticos para o setor aeronáutico", explica o pesquisador Vitor Luiz Reis, do IPT.

Segundo o pesquisador, esta é uma iniciativa inédita no Brasil, especialmente para o mercado de materiais compósitos termoplásticos: "Além de reunir as principais empresas e instituições de ensino e pesquisa que atuam no setor aeronáutico, a TenCate trouxe um material novo desenvolvido com o foco de aplicação em aeronaves", explica ele.

A TenCate, que atua na área de compósitos avançados utilizados na indústria aeronáutica, espacial, automotiva e óleo & gás, está fornecendo para o projeto um material compósito em fibra de carbono que utiliza uma nova matriz termoplástica - ele é oferecido na forma de chapas (laminados) que serão utilizadas na caracterização das propriedades mecânicas pelo laboratório do IPT.
Fonte: Ipesi
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube