Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Air Liquide construirá usina de hidrogênio líquido especificamente para abastecer mercados de energia

Publicado em 20/12/2018

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, construirá no Oeste dos Estados Unidos a primeira usina de hidrogênio líquido de classe mundial, especificamente para abastecer o mercado de energia à base de hidrogênio. A companhia também firmou contrato de longo prazo com a empresa FirstElement Fuel Inc. (FEF), líder em infraestrutura de hidrogênio de varejo nos EUA, para fornecer hidrogênio aos seus postos de abastecimento de combustível líquido na Califórnia. Esses novos projetos atenderão às crescentes necessidades do mercado de mobilidade à base de hidrogênio na Califórnia, assim como viabilizarão e complementarão a demanda por veículos elétricos movidos à célula de combustível, dando suporte ao comércio de hidrogênio em todo o estado.

A Air Liquide estima investir mais de 150 milhões de dólares na construção da usina, cujo início está previsto para os primeiros meses de 2019. A unidade terá capacidade para produzir pouco menos de 30 toneladas de hidrogênio por dia, o suficiente para abastecer 35.000 veículos elétricos movidos a células de combustível. 

Por meio desse investimento, a Air Liquide facilitará a implantação em larga escala da mobilidade à base de hidrogênio na costa oeste dos Estados Unidos, apresentando uma solução de suprimento confiável para abastecer os 40.000 veículos elétricos que deverão ser introduzidos no estado da Califórnia até 2022. Essa usina também abastecerá outros mercados de veículos movidos à célula de combustível na região, como o de transporte, de manuseio de material, empilhadeiras e carretas.

A nova usina será o primeiro investimento em larga escala numa infraestrutura da cadeia de suprimentos e se faz necessária para sustentar as soluções de energia de hidrogênio que visam a transição energética, começando com transporte e mobilidade. 

O ritmo de lançamentos de veículos elétricos movidos a células de combustível atingiu um nível que agora requer uma escala crescente de investimentos e está abrindo caminho para o crescimento da mobilidade ecológica em outras regiões.

Além do contrato de fornecimento de longo prazo, a Air Liquide e a FEF firmaram um acordo que apresenta a intenção da empresa de realizar investimentos de capital na FEF, como fez anteriormente junto à Toyota e à Honda.

Com esses acordos, a Air Liquide também solidifica a sua colaboração com a Toyota e a Honda, por meio de uma infraestrutura robusta de abastecimento de hidrogênio, reforçando, juntamente com outras empresas, o lançamento de veículos elétricos movidos à célula de combustível e a infraestrutura de abastecimento do varejo na Califórnia.

Michael Graff, Vice-Presidente Executivo, Membro do Comitê Executivo da L'Air Liquide S.A., Presidente e CEO da American Air Liquide Holdings, Inc., comentou: "Esse novo investimento na produção de hidrogênio e o nosso relacionamento colaborativo com a FirstElement Fuel demonstram ainda mais o nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da energia de hidrogênio para mobilidade, como também impulsionam o lançamento de novos veículos elétricos movidos a hidrogênio (carros, caminhões, ônibus) projetados por fabricantes de automóveis como Toyota, Honda e outros OEM (fabricantes de equipamentos originais, tradução da sigla em Inglês) que lideram o setor. Estamos convencidos de que o hidrogênio é um vetor fundamental da energia sustentável do futuro e a base para a transição energética".

"Isso sinaliza o momento de transição para o mercado automobilístico de hidrogênio", disse Joel Ewanick, fundador e diretor executivo da FirstElement Fuel Inc., empresa de varejo de hidrogênio com sede na Califórnia. "A Air Liquide está realizando investimentos privados expressivos na construção de uma unidade vital  para o crescimento da rede de hidrogênio da Califórnia. Essa é mais uma indicação do potencial do hidrogênio como substituto da gasolina".

Jim Lentz, CEO da Toyota North America, declarou: "O compromisso da Air Liquide para construir uma usina de hidrogênio dessa escala e fornecer hidrogênio para que a FirstElement Fuel  abasteça os seus postos na Califórnia, é uma demonstração clara da visão comum dos líderes globais como Air Liquide, Toyota e a comunidade OEM, que querem inovar, construir, lançar veículos e ampliar a infraestrutura para viabilizar a mobilidade limpa do futuro."

Steven Center, Vice-Presidente do Escritório de Desenvolvimento de Negócios Conectados e Ambientais da American Honda Motor Co., disse: "A Honda celebra o investimento substancial da Air Liquide na infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio para veículos movidos à célula de combustível. Esse seu compromisso ampliará a demanda por veículos elétricos movidos à célula de combustível e acelerará a adoção dessa promissora tecnologia de veículos que não emitem poluentes".

Fonte: CIMM

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube