Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Matemática e Informação sempre avançando nos campos da disrupção.

Publicado em 20/08/2018

A cada ano, em 15 de agosto, celebramos o DIA DA INFORMÁTICA dado que neste dia, em 1946, entrava em operação o ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer; em português: computador integrador numérico eletrônico); o qual é considerado como o primeiro computador digital eletrônico programável de grande escala; não sendo, entretanto, o primeiro computador uma vez que existiram antes dele computadores eletromecânicos tais como o MARK I.

O ENIAC abriu as fronteiras de um novo mundo para a criação dos computadores digitais (programáveis). Construído entre os anos de 1943 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial pelo Laboratório de Pesquisa Balística do Exército dos EUA; foi concebido com o objetivo principal de realizar cálculos balísticos e pesava cerca de 30 toneladas ocupando uma área construída de aproximadamente 180 m².

O ENIAC era composto por 17.468 (dezessete mil, quatrocentas e sessenta e oito) válvulas termiônicas (de 160 kW de potência, que consumiam 200 mil watts de energia), 1.500 (mil e quinhentos) relés, cerca de 70 mil resistores e de uma quantidade enorme de outros componentes. Sua capacidade de processamento era de 5.000 (cinco mil) operações por segundo (capacidade impensável antes de sua criação, mas facilmente superada pelas calculadoras científicas criadas a partir da década de 70). O custo total da máquina foi de menos de US$ 500.000 (quinhentos mil dólares) o que hoje beiraria uns seis milhões de dólares.

O ENIAC (para calcular, para computar) era programado por uma equipe de 80 (oitenta) mulheres cuja função constituía em resolver ?manualmente? as equações necessárias para os cálculos de balística (o que era conseguido mediante a manipulação de milhares de interruptores que assumiam o valor 0 ou 1 conforme estivessem desligados ou ligados). O processamento de dados era feito com cartões perfurados e o time de funcionárias do Exército Americano que realizavam a programação ficaram conhecidas como 'computadoras'.

Depois que o ENIAC ficou pronto foram escolhidas (dentre quase duzentas candidatas) seis mulheres (cinco delas matemáticas de formação) para não apenas criar um algoritmo como, também, para implementá-lo no ENIAC, testando o equipamento.

Atualmente reconhecemos estas profissionais como as primeiras PROGRAMADORAS (COMPUTADORAS ELETRÔNICAS) da história da INFORMÁTICA; quais sejam: Kathleen 'Kay' McNulty Mauchly Antonelli (1921-2006), Betty Jean Jennings (nascida Jean Bartik, 1924-2011), Frances Elizabeth 'Betty' Holberton (nascida Frances Elizabeth Snyder, 1917-2001), Marlyn Meltzer (nascida Marlyn Wescoff, 1922-2008), Frances Spence (nascida Frances Bilas, 1922-2012) e Ruth Lichterman Teitelbaum (1924-1986).

'Informatik' (na Alemanha, em 1956), 'Informatique' (na França, em 1962), 'Informatika' (na União Soviética, em 1966), independentemente dos vocábulos originalmente adotados o vocábulo INFORMÁTICA  encerra conjunto de desenvolvimentos cada vez mais desenvolvidos na atual Quarta Revolução Industrial e imprescindíveis para o existir da humanidade.

A Informática, de forma muito geral, pode ser definida como a ciência que estuda o processamento automático de informações por intermédio do computador; dessa forma, confundi-los é um equívoco gigantesco, haja vista que a informática surgiu em decorrência da existência do computador. Todavia, por muitas vezes, é tomada como o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais; ou como o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas; ou como a ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais; ou, ainda, como a ciência que estuda o processamento automático de informações por meio do computador (o qual, em particular, ou em última análise, é apenas uma máquina no sentido estrito do termo).

Mas, além disso, a Informática é entendida, também, como a ciência que funde, em dada medida e em particular grau de complexidade, os conceitos de Matemática e Informação, áreas estas incompletas, não completáveis e de infindas possibilidades (no sentido de constituírem campos abertos em ampla expansão).

Na associação intrínseca estabelecida entre Matemática, Informação e Máquina Programável foram estabelecidos por intermédio da informática os caminhos da 'transcendência' nos mais diversos e distintos sentidos os quais o homem vem trilhando incansavelmente para alcançar desenvolvimento.

Celebremos o dia da INFORMÁTICA reconhecendo a importância e a primazia das primeiras PROGRAMADORAS. Que a INFORMÁTICA continue sendo, como, aliás sempre foi, disruptiva, inovadora e promotora de novas realidades para o bem da humanidade.

 

* Artigo escrito por Carlos Magno Corrêa Dias, Professor, Pesquisador, Extensionista, Gestor, Conselheiro do Conselho das Mil Cabeças da CNTU, Coordenador do Núcleo de Instituições Ensino Superior e Conselheiro do CPCE do Sistema Fiep, Editor-Chefe da Revista Entelechia Logicae, Editor-Chefe da Revista Systemata Cogitandi, Coordenador (Líder) dos Grupos de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência (GPLFC/CNPq) e em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Industria (GPDTCEI/CNPq). O Professor Carlos Magno Corrêa Dias é colaborador voluntário do Blog Giro Sustentável.

Fonte: Gazeta do Povo

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube