Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Conectividade no campo é discutida em evento internacional

Publicado em 27/07/2018

O uso de máquinas agrícolas autônomas representa a próxima revolução tecnológica da indústria

Fonte: Portal Máquinas Agrícolas

Durante o Global Agribusiness Forum, evento internacional sobre agronegócios realizado esta semana em 23 e 24 de junho, em São Paulo, o tema da conectividade esteve entre as discussões com participação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). A pauta tratou de como uso de máquinas agrícolas autônomas representa a próxima revolução tecnológica da indústria, que vem investindo em equipamentos com inteligência artificial, com dados de georreferenciamento na operação agrícola, interação entre domínios biológicos e físicos e ajustes online instantâneos. Segundo o presidente da ABIMAQ, João Carlos Marchesan, máquinas agrícolas que dispensam a presença de um operador são uma realidade e estão sendo testadas em lavouras brasileiras.

Porém a nova tecnologia esbarra em mais um problema de infraestrutura do Brasil.  A falta ou a precária conectividade nas áreas rurais impede o uso desta tecnologia e até de explorar todo potencial dos equipamentos já disponíveis no país. "Hoje temos máquinas com 12 computadores, com 300 mil linhas de programação e que oferecem mais de 300 informações em segundos. São grandes computadores e também pulverizadores. Uma tecnologia revolucionária desde que tenha uma boa conexão com a internet", disse Pedro Estevão Bastos, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da ABIMAQ, durante o Global Agribusiness Forum.

Estevão diz que a conectividade no Brasil não é suficiente e não acompanha a revolução tecnológica que acontece no campo. Startups, segundo ele, estão trabalhando em novos recursos por meio de rádio que funcionam da porteira para dentro. Já a conectividade da porteira para fora depende de políticas públicas.

Outro desafio que impede o avanço desta tecnologia no campo é a mão de obra especializada. Os gestores da ABIMAQ destacaram a importância de investimentos na formação de operadores com conhecimento em mecatrônica e tecnologia da informação, além de Big Data para aproveitar os dados oferecidos por essas novas máquinas e transformá-los em conhecimento e decisões no campo.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube