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Nissan eleva uso de aço ultrarresistente em seus carros

Publicado em 02/07/2018

Metal é mais fino e leve, tem alta resistência, é deformável e pode ser prensado a frio

Fonte: Automotive Business

A Nissan está investindo no aumento do uso de aço ultrarresistente na construção de seus carros, como forma de reduzir peso e, consequentemente, emissões. E no caso, sem elevar demais os custos de produção, porque o tipo de metal utilizado, embora tenha alta resistência à tração, pode ser estampado (prensado) a frio.

A fabricante japonesa de veículos é a primeira no mundo a usar o chamado ?aço de alta formabilidade?, com resistência à tração de 980 megapascals, mas que não perde a capacidade de se deformar para absorver a energia de colisões e proteger os ocupantes. O material foi desenvolvido em conjunto pela Nissan, Nippon Steel e Sumitomo Metal. A produção do metal ultrarresistente é resultado da combinação de estampagem e força de prensagem, que possibilita a formação de peças com formas complexas mais finas e leves do que as feitas de aço convencional de alta resistência.

clique para ampliarNovo Infiniti QX50 já usa 27% de aço ultrarresistente em sua carroceria (Foto: Divulgação)

A Nissan já aplica o novo insumo da produção do utilitário esportivo QX50, de sua marca de luxo Infiniti. O modelo começou a ser vendido nos Estados Unidos em março passado e tem 27% de sua carroceria emoldurada com o novo aço ultrarresistente, aplicado em partes da dianteira e traseira.

O SUV é o primeiro veículo do mundo a usar partes de aço resistentes à tração de 980 megapascal. Mas a Nissan informa que planeja expandir o uso do material para a média de 25% das peças de seus veículos, como forma de aumentar a eficiência energética e o desempenho pela via da redução de peso. A montadora lançou neste mês um plano de sustentabilidade que prevê a redução das emissões de CO² de seus novos veículos em 40% até 2022, comparado ao ano fiscal 2000.

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