Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

A Adoção de Novas Tecnologias é Fundamental para os empregos do amanhã na América Latina e Caribe

Publicado em 04/06/2018

De acordo com um novo relatório do Banco Mundial, as novas tecnologias são uma forma de reduzir a pobreza e desencadear uma onda de maior produtividade e crescimento

Fonte: World Bank

Em um momento de crescentes temores em relação a um futuro em que os trabalhadores são substituídos pela automação, a inovação tecnológica tem o potencial de criar mais e melhores empregos nos próximos anos na região, tanto para os trabalhadores qualificados quanto para os não qualificados, segundo o relatório Empregos do Amanhã: Tecnologia, Produtividade e Prosperidade na América Latina e Caribe.

"Devemos adotar e promover a tecnologia e a inovação para acelerar o crescimento econômico e a redução da pobreza e ampliar as oportunidades disponíveis para todos, ao invés de criar barreiras", afirmou Jorge Familiar, Vice-Presidente do Banco Mundial para a América Latina e Caribe. "Educação e treinamento de melhor qualidade são fundamentais para garantir que os jovens tirem o máximo proveito do mundo digital e estejam preparados para os empregos do futuro."

De acordo com o relatório, a América Latina e o Caribe têm taxas mais baixas de adoção de tecnologia digital do que países semelhantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico; ou seja, há bastante espaço para aumentar a produtividade. As barreiras comerciais (...) também costumam elevar o preço das tecnologias, contribuindo para diminuir a produtividade. Por exemplo, os smartphones e tablets vendidos em alguns países da região estão entre os mais caros do mundo. As tarifas e impostos incidentes sobre a tecnologia acabam por restringir o crescimento do PIB per capita em mais de 1 ponto percentual ao ano em toda a região.

"Mais tecnologia significa maior produtividade", ressalta o principal autor do relatório, Mark A. Dutz, Economista-Chefe do Banco Mundial na Prática Global de Macroeconomia, Comércio e Investimento. "As empresas podem reduzir seus custos variáveis, ampliar a produção, alcançar novos mercados, ganhar mais dinheiro e, ao longo desse processo, criar mais e melhores empregos."

Estudos sobre a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México constataram que os trabalhadores menos qualificados podem se beneficiar - e, de fato, frequentemente se beneficiam - da adoção de tecnologias digitais. Além disso, a tecnologia pode ter um forte impacto na mobilidade dos trabalhadores, facilitando o acesso dos candidatos a informações sobre oportunidades de emprego. Visto que a tecnologia melhora a correspondência entre empregadores e empregados, as duas partes saem ganhando.

As plataformas de negociação online também nivelam o jogo entre as pequenas e grandes empresas em busca de acesso a mercados internacionais. As transações internacionais pela Internet beneficiam desproporcionalmente as empresas menores - as mesmas que tendem a contratar trabalhadores relativamente menos qualificados.

O relatório aponta algumas áreas importantes onde as políticas podem ajudar a deslanchar o poder produtivo da revolução digital. Elas incluem:

Disponibilizar tecnologias para empresas locais a preços globais e competitivos. Na Colômbia, por exemplo, as empresas manufatureiras que passaram a usar internet de alta velocidade registraram um aumento direto na demanda por mão-de-obra e por trabalhadores menos qualificados na linha de produção, e também por trabalhadores profissionais de alta qualificação.

Garantir que as empresas tenham incentivos para investir em exportação e na modernização tecnológica, ao invés de buscarem proteção contra a concorrência. Políticas e instituições que incentivam as empresas a competir levam a investimentos na melhoria da qualidade dos produtos e na redução de custos e preços, ao invés de investimentos na obtenção de privilégios do governo. As empresas também podem se beneficiar da adoção de melhores práticas de gestão para aumentar a produção e a distribuição - uma área com enorme potencial de crescimento na região.

Educar os trabalhadores e prepará-los para os empregos do futuro, que exigirão habilidades novas e mais sofisticadas. No Brasil, por exemplo, os funcionários de indústrias que fazem uso mais intensivo de tecnologia se dedicam, cada vez mais, a tarefas de natureza cognitiva e analítica; há uma grande demanda por habilidades interpessoais e de comunicação.

Não se deve rejeitar a tecnologia por medo das mudanças tecnológicas. As novas tecnologias podem - e devem - ser adotadas em apoio à prosperidade compartilhada na América Latina e no Caribe, conclui o relatório.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube