Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Economia circular traz oportunidades para avanço da agenda da sustentabilidade no Brasil

Publicado em 10/05/2018

Setor industrial vê uso eficiente e sustentável de recursos do meio ambiente como oportunidade para desenvolver novos modelos de negócios.

Fonte: Portal da Indústria

Há dez anos a Granja Barreirinho, do município de Sete Lagoas (MG), recolhe raspas de salgados da indústria PepsiCo que não passam no controle de qualidade para comercialização. O material é transformado em ração para porcos e compostagem. ?As raspas de salgados aceleram o desenvolvimento dos animais por possuir maior valor energético que outras rações?, explica o proprietário da Granja, José Arnaldo Penna.

O processo de comercialização de resíduos e outros recursos que sobram de uma empresa para outra se torna cada vez mais comum. ?Já estamos negociando para receber outros tipos de resíduos, como de poda de árvores e lodo, para usar em hortas comunitárias?, destaca Penna, que planeja expansão dos negócios.

No distrito industrial de Sete Lagoas, desde setembro do ano passado, 19 empresas se uniram para desenvolver de forma sistemática um modelo de negócio coletivo de prestação de serviços para reaproveitamento e intercâmbio de recursos. As negociações envolvem desde serviços laboratoriais e cessão de horas de profissionais até venda de resíduos e água.

A iniciativa, que reduz desperdícios e custos das empresas e gera ganhos sociais, ambientais e econômicos, é pioneira em economia circular no setor industrial brasileiro. O modelo envolve os setores alimentício, automotivo e de autopeças, metalmecânico e têxtil.

O projeto resume bem algumas das propostas do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A economia circular é vista como oportunidade para o uso mais eficiente dos recursos e aumento da competitividade da indústria.

REPORTAGEM ESPECIAL COMPLETA - Leia a matéria multimídia na íntegra no site do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 com infográficos, vídeos e entrevistas exclusivas.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube