Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Machine learning ajudará a prever falhas em máquinas

Publicado em 29/09/2017

Projeto foi elaborado por uma Unidade Embrapii em parceria com a Solvian

Fonte: Ipesi

Utilizar o conceito de Internet das Coisas (IoT) e algoritmos de machine learning para dar mais eficiência - e inteligência - às operações de gestão de facilities e de manutenção de máquinas em geral. Esse é o principal objetivo do novo projeto que a Unidade Embrapii CPqD está desenvolvendo com a Solvian, empresa que atua nessa área, especialmente em operações complexas e de missão crítica, em diversos segmentos.

O projeto tem como foco o desenvolvimento de modelos de machine learning para a detecção de anomalias e a predição de falhas em máquinas. "Com os dados coletados por sensores e o uso de recursos de inteligência artificial, será possível entender o comportamento das máquinas e criar modelos determinando a probabilidade de falhas", explica Benedito Fayan, diretor da Solvian.

Segundo Norberto Ferreira, gerente do CPqD, a inclusão de algoritmos baseados em machine learning permitirá processar dados de diversos sensores instalados nos equipamentos - como compressores de ar condicionado e máquinas industriais, por exemplo - e gerar alertas preditivos e insigths operacionais, com estimativa do tempo até a ocorrência de uma falha. "Com isso, será possível realizar a manutenção preditiva dos equipamentos, que resulta em maior eficiência operacional, redução do número de visitas de técnicos e ganhos para o negócio", acrescenta Fayan.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube