Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

SENAI Mossoró (RN) é referência mundial na formação de soldadores

Publicado em 14/08/2017

Fonte: Portal da Indústria

Para o dicionário, Mossoró é um vento que sopra do norte. Seguimos essa corrente de ar até o município com mesmo nome, no Rio Grande do Norte, e o que encontramos foram os melhores soldadores do mundo. Todos estudaram no mesmo lugar: a unidade Ítalo Bologna do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Desde 1998, os soldadores da cidade conquistaram 11 medalhas em competições de educação profissional no Brasil e no exterior. Para se ter uma ideia da excelência da escola, nas últimas três edições da WorldSkills, o maior torneio de ensino técnico do mundo, os mossoroenses garantiram lugar no pódio: bronze em Londres 2011, prata na Alemanha 2013 e ouro em São Paulo 2015.

Exemplos seguidos de perto por Rafael Dário, que tem como objetivo conquistar a quarta medalha consecutiva de Mossoró em Soldagem na WorldSkills. Para isso, ele vem treinando arduamente há quase um ano rumo à próxima edição da disputa, que será realizada em outubro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

O evento reúne jovens de todo o mundo. Eles têm de provar suas habilidades em dezenas de ocupações (modalidades), como a Soldagem. Assim, precisam realizar tarefas com níveis internacionais de excelência. Realizada a cada dois anos em um país diferente, a última edição foi em São Paulo, cenário da inédita vitória da equipe brasileira.

Fachada-SENAI-Ítalo-Bologna 570x360 280717.jpg

TREINAMENTO EM EVOLUÇÃO - Para manter um nível de excelência na formação de profissionais e de competidores, durante mais de 15 anos, é necessário dedicação e um processo de treinamento em  constante evolução. É o que relata o diretor do SENAI de Mossoró, Francisco Moreira Maia. “Se eu levar um aluno à Abu Dhabi com o mesmo perfil de quando fomos vencedores pela última vez, ele não vai ganhar nada. Ele tem que ir com um nível muito superior ao último campeão, porque a tecnologia e o método de trabalho evoluem”, conta.

Uma das ações que promovem atualizações constantes na formação e treinamento de alunos do SENAI de Mossoró são as reuniões mensais com a equipe docente. Elas servem para analisar os resultados obtidos e traçar novas estratégias. As avaliações, tanto quantitativas como qualitativas, passam por indicadores de desempenho dos alunos, por metas estabelecidas e pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP). Em determinados momentos, como em épocas pré-torneios, os estudantes também participam das reuniões. Como consequência, eles identificam mais claramente seus objetivos e desafios na disputa que se aproxima.

Preocupação essa bastante coerente com a responsabilidade que muitos dos formados irão encarar no mercado de trabalho. O estado do Rio Grande do Norte conta com forte presença da Petrobras, estatal de petróleo do Brasil. O estado tem refinarias, termelétricas, gasodutos, terminais e oleodutos que demandam mão de obra qualificada em áreas como a da Soldagem.

É justamente o que conta o coordenador de qualidade da área de Soldagem na ETM Engenharia, Francisco Mendes Neto. A empresa presta serviços à Petrobras construindo e montando tubos que levam óleo dos poços de prospecção até estações de tratamento. Nas estações são realizados os procedimentos de separação do óleo, água e gás que vêm misturados da terra.

Nesse processo, as soldas precisam sempre atender a parâmetros internacionais para evitar qualquer tipo de falha, por isso, são rígidas as exigências com os técnicos que atuam com solda. “Os profissionais que vêm do SENAI são pessoas que têm prática e teoria, que é o que a Petrobras exige. Isso torna a comunicação mais fácil, já que eles entendem os termos técnicos”, diz Francisco.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube