Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Como as empresas podem se beneficiar de feiras, missões comerciais e rodadas de negócios

Publicado em 06/06/2017

Confira o artigo de especialista integrante da Articulação do Setor Automotivo

Fonte: Fiep - CIN - Jorge Lunardi*

Muitas empresas negam a energia positiva das Feiras e outras Exposições: algumas, por não saberem como funcionam; outras, porque participaram sem a devida preparação e não alcançaram os resultados esperados ou prometidos.

Na realidade, expor a sua marca, os seus produtos e serviços faz bem a qualquer negócio. No entanto, esta exposição deve ser planejada e realizada profissionalmente, para que os efeitos positivos aconteçam: na fixação da marca, na fidelização dos clientes, na prospecção, no lançamento de produtos e processos, na percepção de tendências, na nomeação de representantes, no relacionamento com fornecedores e concorrente e, até para vender! E tudo isto, num só local e com uma agenda muito produtiva.

Mas, mesmo como visitantes, os empresários e os seus executivos deverão traçar um plano. Eles deverão ter muito claros os motivos que os levarão até o evento e elaborar um roteiro com antecedência. Isto será possível acessando a lista de expositores, sempre disponibilizadas nos sites dos organizadores.

Também estarão atentos para as rodadas de negócios: reuniões pré-agendadas pelos organizadores, onde compradores e vendedores se comunicam rapidamente, para uma troca de cartões e materiais de divulgação sobre as suas demandas e ofertas. Estes encontros, que também ocorrem em eventos isolados, são rápidos, de baixo custo e muito úteis para as abordagens preliminares.

Da mesma forma, as missões comerciais criam muitas possibilidades de “benchmarking”. As visitas a regiões ou países diferentes, poderão proporcionar a descoberta de novas ações e comportamentos, as aproximações para potenciais parcerias ou associações. Enfim, apresentam grandes chances de ampliação dos horizontes. Nestas viagens, além dos contatos em possíveis feiras, será relevante avaliar a disponibilidade para visitas técnicas às instalações de empresas.

Mas como ter sucesso nestes eventos de negócios?

A presença não deverá acontecer apenas porque a concorrência também irá, ou porque um consultor sugeriu, ou porque a viagem será agradável. As empresas deverão ter motivações mostradas em seus planejamentos e nas suas políticas comerciais. A partir de objetivos muito claros, haverá a necessidade da escolha e da contratação do evento adequado.

O treinamento dos colaboradores será tão importante quanto a distribuição dos convites, a preparação do ambiente e dos mostruários, a elaboração dos registros e dos relatórios. Tudo isto se constituirá no alicerce para a fase mais importante: a do pós-feira, quando se atingem as metas estabelecidas e se colhem os dividendos do investimento.

* Jorge Lunardi, com trajetória pela indústria e suas associações, é palestrante, mentor e consultor especializado em Política Integrada de Vendas e Relacionamento com o mercado. Por meio da Jorge Lunardi & Associados, é participante ativo nas ações da Articulação da Rota Metal-mecânica.

Contatos: comercial@jorgelunardi.com.br e telefone 41-99655.5758, em Curitiba, PR. www.jorgelunardi.com.br

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube