Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

PUCPR lança dois cursos de especialização com foco em Indústria 4.0

Publicado em 25/01/2017

Os cursos de pós-graduação já estão com inscrições abertas e terão início em abril de 2017

Fonte: PUCPR

O movimento chamado de Indústria 4.0 é reconhecido como sendo a 4ª Revolução Industrial, neste contexto, considera-se que a indústria, foi automatizada e informatizada durante a 3ª Revolução Industrial e agora deve utilizar a infraestrutura de forma mais inteligente e flexível. Mais que um movimento revolucionário, é possível afirmar que a Indústria 4.0 é uma Arquitetura de Referência que prevê a utilização de automação industrial com integração horizontal e vertical da informação. A Industria 4.0 prevê a utilização de Robôs Autônomos, Manufatura Aditiva, Internet das Coisas e Cloud Computing. Pode-se dizer ainda que estas tecnologias deverão estar relacionadas a técnicas de Padrões Abertos, Realidade Aumentada, Big Data Analytics, Cyber Security, e Simulação. Com isso, as empresas deverão observar aumento de capacidade de resposta, eficiência e qualidade.

Desta forma, as empresas devem estar preparadas para atender as demandas do mercado, que passará a requisitar produtos mais inteligentes e flexíveis. Assim, os profissionais destas empresas devem estar familiarizados com as tendências e tecnologias requeridas pela Indústria 4.o, para que possam tomar decisões estratégicas de forma alinhada com a nova demanda do mercado.

Neste sentido, a PUCPR  lança dois cursos de especialização com foco em Indústria 4.0 para início em 2017.

Para inscrições e mais informações sobre os cursos, acesse:

- ENGENHARIA E GESTÃO DA INDÚSTRIA 4.0: PRODUÇÃO INTELIGENTE E FLEXÍVEL (clique aqui)

- ENGENHARIA DE MANUFATURA AVANÇADA 4.0 (clique aqui)

A PUCPR é integrante ativa do Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos, entre outros, da Articulação da Rota Metal-Mecânica -2018. Este Grupo reúne profissionais das áreas de Recursos Humanos das indústrias de Metal-Mecânica, representantes de universidades, centros de formação e treinamento e demais interessados na temática. A tendência Indústria 4.0 vem sendo trabalhada pelo Grupo nas formas de Perfil Profissional, e por meio do projeto de instalação robótica para qualificação e requalificação profissional, de acesso gratuito. 

Para mais informações sobre a Articulação Setorial, futuras agendas e demais Grupos de Trabalho, clique aqui.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube