Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Segundo CNI, Indústria 4.0 é necessária para o Brasil ganhar competitividade

Publicado em 24/10/2016

Desafios para desenvolver a manufatura avançada nas empresas brasileiras foram discutidos durante o 34º Encontro Empresarial Brasil Alemanha

Fonte: Portal da Indústria

A indústria passa por uma grande transformação em todo o mundo e caminha para o que os alemães chamam de Indústria 4.0. Mas, afinal, o que é indústria 4.0? O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco Côrte, contou, durante o 34º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), em Weimar, (17 de outubro), que uma consultoria entrevistou 140 CEOs para consolidar o conceito. “Obteve 140 respostas”, disse. Segundo Côrte, o desenvolvimento de um novo sistema de produção está fortemente baseado na era digital, o que tem afetado a produção.

Mas enquanto não se tem uma resposta exata, Corte explicou que o Brasil poderia seguir o caminho das grandes empresas nos Estados Unidos, Europa e China. Entre os investimentos feitos em tecnologias, as principais indústrias desses países estão investindo em: manufatura avançada com produtos conectados, fábricas inteligentes, computadores de alta performance, robótica avançada e impressoras 3D, realidade aumentada para ampliar qualidade, treinamento e conhecimento avançado. “O Brasil poderia assumir essa linha de investimento também. Mas, o que conta realmente é o talento”, destacou.

Segundo Côrte, fala-se muito em novas tecnologias, mas o grande desafio é desenvolver os recursos humanos. Segundo ele, há 1 bilhão de pessoas hoje trabalhando em posições que não existiam há 10 anos e que 65% das posições que serão ofertadas nos próximos anos ainda não existem. “A fábrica vai se modernizar, mas há um hiato entre o que é ensinado hoje nas escolas e o que precisa ser ensinado para a atender a demanda do setor produtivo no futuro próximo. Os profissionais deverão apresentar outros conhecimentos e habilidades”, afirmou.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube