Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Usintek investe na impressão 3D para produção de protótipos

Publicado em 08/08/2016

A Usintek, especializada no desenvolvimento de projetos para automação industrial e usinagem de ferramentas e protótipos de pequeno e médio portes, acaba de adquirir uma impressora 3D Stratasys Fortus 450mc, para atender às necessidades de clientes do setor industrial, especialmente automotivo e de eletroeletrônicos, que precisam de agilidade, precisão e qualidade na produção de protótipos e de ferramentas finais.

Atuante no mercado há mais de 20 anos, a Usintek é reconhecida por sua expertise na produção de ferramentas e protótipos variados, além de participar do desenvolvimento de projetos customizados de produção. Até o ano passado, utilizava processos de usinagem em metal e Cibatool e outros tipos de prototipagem tradicionais, mas começou a receber demandas de clientes por moldes e peças feitos com manufatura aditiva.

"Os nossos clientes começaram a pedir para antecipar as entregas, pois, em função da grande competitividade, precisam lançar produtos e inovar cada vez mais rápido. Neste processo, a prototipagem é fundamental e percebemos que era o momento de investir na tecnologia de impressão 3D", explica Marco Antonio Bombana Júnior, diretor comercial da Usintek. Outro fator decisivo para investir nesta nova tecnologia foi o fato de permitir a produção de ferramentas e peças finais sofisticadas, que são criadas sob medida para suprir diferentes demandas fabris.

Em um primeiro momento, a Usintek comprou uma impressora 3D Stratasys Objet24, que é um dos equipamentos mais acessíveis de tecnologia PolyJet, que assegura precisão na fabricação de protótipos, moldes e ferramentas brancas, rígidas com superfícies lisas, que podem ser pintadas. "É uma excelente máquina e atendeu nossas expectativas em um primeiro momento, mas tínhamos necessidade de um equipamento mais robusto, industrial, que nos permitisse utilizar simultaneamente diferentes materiais. Foi ai que a LWT Sistemas, distribuidora autorizada da Stratasys no Brasil, nos indicou o equipamento Fortus 450mc, e vimos que seria um bom investimento para atender, inclusive, a um grande pedido da indústria automotiva, que recebemos recentemente", afirma Bombana.

A Fortus 450mc utiliza tecnologia FDM e é uma impressora 3D projetada para manufaturar protótipos robustos que funcionam como produto final, ferramentas de fabricação de alta resistência e peças industriais construídas sob demanda. Propicia velocidade, desempenho, flexibilidade e precisão em uma grande diversidade de materiais, que são utilizados simultaneamente na impressão.

Segundo o diretor da Usintek, um requisito essencial à competitividade, hoje, é adotar com êxito novas tecnologias, e a opção por incluir a manufatura aditiva em seu negócio foi muito acertada. "Nós tivemos a consultoria técnica da LWT Sistemas e da Stratasys para escolher a melhor solução para o nosso tipo de negócio. Investimos no futuro - um caminho que não tem volta -, aplicando em torno de R$ 1,5 milhão neste projeto, somadas as duas máquinas, e acredito que, em função da grande demanda, teremos retorno deste investimento em menos de 24 meses", diz o diretor da Usintek.

Fonte: IPESI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube