Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Unidade do Senac em Curitiba tem a maior planta de energia solar do Paraná

Publicado em 22/07/2016

Com 228 placas de energia fotovoltaica instaladas no telhado, a nova unidade de educação profissional do Senac, no Bairro Portão, em Curitiba, é a maior planta de energia solar do estado do Paraná. A nova unidade será inaugurada no dia 29 de julho e aberta ao público no início da semana seguinte.

Com a instalação dos painéis o Senac irá produzir entre 30% e 40% da energia consumida na unidade. "O que não for utilizado dentro do mês gerará créditos com a Copel. Acreditamos que em menos de sete anos iremos recuperar o valor investido nesse sistema", explica um dos arquitetos do Senac responsáveis pela obra, André Leite.

Esse tipo de energia, a fotovoltaica, é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável e vem conquistando cada vez mais espaço. Com mais de 178 GW instalados globalmente no final de 2014, a Energia Solar teve um ano de crescimento. "Quando estávamos pensando em instalar as placas precisamos pesquisar sobre o sistema e acabamos descobrindo que Curitiba é melhor para a captação da energia fotovoltaica do que a Bahia. As placas entram em fadiga com muito sol, porque elas têm um limite de armazenamento, e o fato de Curitiba ser uma cidade quase sempre nublada nos favoreceu", destaca o arquiteto.

A UNIDADE - A instalação das placas foi um dos determinantes para que a obra recebesse o certifica Leed Platinun - o selo da construção sustentável. A nova escola do Senac terá três mil m² destinados a cursos nas áreas de gestão, comunicação, informática e saúde, além de biblioteca e auditório, com capacidade de atendimento diário de 1914 alunos.

"Essa obra é multifuncional: ela se adapta às demandas da comunidade. Pode ser configurada de diversas maneiras; é uma construção de vida longa, inteligente e funcional. Foi pensada do início ao fim para gerar o máximo de comodidade para nossos alunos", contou o arquiteto do Senac, Eduardo Almeida Pereira.

Fonte: IPESI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube