Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Complexidade da NR-12 requer acompanhamento especializado para garantir adequação do maquinário

Publicado em 22/07/2016

A segurança do trabalho em linhas de produção está amparada por leis e normas que envolvem as máquinas da indústria. Uma delas é a NR-12, uma norma de difícil entendimento e aplicação. Isso requer um acompanhamento especializado para que as empresas saibam se o maquinário está adequado e se a indústria deve, dessa forma, investir em adequações e novos equipamentos, conforme explica Bruno Bilbao Adad, engenheiro de segurança do Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, localizado em Curitiba (PR).

Conforme o texto da norma, a NR-12 tem como objetivo garantir a "saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas".

De acordo com Adad, a complexidade da norma torna necessário um acompanhamento. "Isso de fato é complexo uma vez que deve-se analisar e observar cada detalhe de todas e cada uma das máquinas e enquadrá-las nos parâmetros da NR-12 para que, com base nessas observações, a empresa possa priorizar suas ações".

O Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, que fica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), possui uma equipe de consultores para avaliação de máquinas e equipamentos, o que permite que as empresas tenham maquinário de acordo com essas instruções. Esse foi o caso da Metalkraft, indústria que trabalha com peças automotivas. A empresa precisa de consultorias regularmente e teve a última delas realizada no primeiro semestre de 2016. "Conforme fazemos melhorias, pedimos a consultoria do Senai para saber se os equipamentos estão adequados", explica Luciane de Souza Gomes Vilas Boas, do setor de Recursos Humanos da Metalkraft.

Para a profissional da empresa, a consultoria do Senai traz confiança, por se tratar de uma instituição que possui foco na indústria. "Buscamos sempre o Senai porque a gente tem total segurança nas informações técnicas. Os consultores são muito práticos e objetivos para atender a um cliente específico, que é a indústria", diz Luciane.

Adad afirma que as consultorias para esse tipo de norma são importantes para que as empresas possam implementar suas ações. "Um adequado diagnóstico da situação é fundamental para a boa gestão da prevenção de acidentes na empresa, assim como ajuda a evitar acidentes pela rápida visualização dos riscos, além de a empresa contar com o apoio de um time de consultores altamente gabaritados, que fornecem suporte às empresas sempre que demandados", explica.

Fonte: IPESI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube