Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Fiep orienta sindicatos e indústrias sobre processo de estruturação de sistemas de Logística Reversa

Publicado em 11/07/2016

Com apoio do Senai Paraná, Fiep auxilia desenvolvimento de planos setoriais para a viabilização da Logística Reversa no estado

O termo Logística Reversa começou a ser amplamente discutido no Brasil a partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de dezembro de 2010). A legislação trata do fluxo dos bens, materiais e embalagens, partindo do ponto de consumo até a sua origem, ou seja, o caminho inverso do produto que sai da fábrica. Depois que o produto é colocado no mercado, é preciso trazê-lo de volta, para que tenha destinação ambiental correta.

A Logística Reversa deverá ser implantada em todo o Brasil  nos próximos anos e é um caminho irreversível. O gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiep, Rafael Cesar da Costa, afirma que o foco principal da Logística Reversa é a eliminação e/ou a minimização dos possíveis impactos ambientais gerados após o consumo do produto. O pós-consumo, portanto, não significa mais o término do ciclo de vida do produto, mas a sua utilização como matéria-prima em novo produto ou processo produtivo.

Os sistemas de Logística Reversa devem adotar a seguinte ordem de prioridade: não gerar; se gerar, tentar reduzir; o que reduzir, tentar reutilizar; se não reutilizar, tentar reciclar; se não reciclar, dar o tratamento ou disposição final adequada ao rejeito, respeitando as legislações ambientais.

A Logística Reversa também destaca outro conceito importante: a responsabilidade compartilhada. A efetividade da legislação não depende apenas dos fabricantes ou dos órgãos ambientais, mas de toda cadeia produtiva, ou seja, dos fornecedores, importadores, distribuidores, comerciantes ao consumidor final.

Convocação

Para viabilizar a aplicação da lei, o governo do Paraná, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Paraná (Sema), publicou em 9 de agosto de 2012 um Edital de Chamamento  convocando os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos de impacto ambiental significativo (incluindo produtos que utilizam-se de embalagens plásticas, metálicas ou de vidro) a apresentarem suas propostas quanto aos programas de responsabilidade pós-consumo.

Por ser algo novo no Brasil, existem muitas dúvidas quanto ao custo e à viabilidade técnica para a adoção da Logística Reversa.  Nesse contexto, para auxiliar as indústrias paranaenses a atenderem a solicitação da Sema, e se ajustarem à legislação, a Fiep, em parceria com os sindicatos patronais filiados, está desenvolvendo uma série de ações.

Uma delas é a articulação estratégica e o incentivo à discussão de propostas de planos de Logística Reversa exclusivas para cada setor produtivo. Tal medida prevê a identificação do tipo, quantidade e concentração de alguns resíduos gerados no estado, bem como a existência de empresas recicladoras, de acordo com critérios de segmentação produtiva e geográfica.

Tais critérios dividiram os sindicatos patronais em 14 grupos: Alimentos de Origem Animal; Alimentos de Origem Vegetal; Construção Civil; Madeira e Móveis; Borracha e Plástico; Metalmecânico; Minerais Não Metálicos e Cerâmica; Prestação de serviços à administração pública; Químico e Farmacêutico; Reparação de Veículos; Têxtil e Vestuário; Papel e Gráfica; Plástico; e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Portanto, cada grupo terá um levantamento que será a base das propostas para a estruturação e implantação de um Sistema de Logística Reversa no Paraná. “Nossa intenção é orientar os sindicatos filiados, e logo, seus associados, no desenvolvimento do plano de Logística Reversa em diversos setores. O trabalho está sendo desenvolvido com a consultoria do Senai Paraná”, aponta Costa.

Os setores de Reparação de Veículos, Prestação de Serviços à Administração Pública e Madeira e Móveis já entregaram à Sema os planos de Logística Reversa. O prazo para o encaminhamento do documento para as demais categorias se encerra ao final de 2014. “Depois que o Plano Setorial é entregue à Sema, aguarda-se a análise e aprovação do órgão ambiental, para que então o plano seja implementado pelas empresas vinculadas aos sindicatos patronais”, acrescentou.

Sensibilização

A Fiep reeditou  um material de divulgação sobre a PNRS, que foi elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. "Este é um guia técnico, com informações detalhadas sobre as diretrizes que incidem sobre o setor produtivo, como a Logística Reversa”, diz o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiep. O guia técnico também está disponível no linkwww.fiepr.org.br/logisticareversa.

Fonte: Agência de Noticias da FIEP

Especificamente para as empresas, a Fiep elaborou um guia de ‘Perguntas e Respostas sobre a Logística Reversa’ com os questionamentos mais frequentes feitos pelas indústrias. Além disso, a entidade deve lançar material gráfico com ilustrações para sensibilizar e conscientizar toda a sociedade, abordando a Logística Reversa e sua importância para a sustentabilidade ambiental.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube