Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Tecnologia vai modificar drasticamente o mercado de trabalho até 2020

Publicado em 10/02/2016

Historicamente, a inovação cria mais empregos do que destrói. Mas a transição para a Quarta Revolução Industrial promete ser mais traumática

Os avanços tecnológicos vão eliminar milhões de empregos. O leitor já ouviu essa previsão antes e a história do capitalismo está cheia delas. A diferença, desta vez, é que o alerta vem do Fórum Econômico Mundial, um tradicional defensor do liberalismo econômico.

No relatório “O Futuro do Trabalho”, publicado em janeiro, o Fórum diz que a economia mundial sentirá os efeitos da Quarta Revolução Industrial, que promete ser muito mais rápida, abrangente e impactante que as anteriores. É muita coisa ao mesmo tempo: computação em nuvem, Internet das Coisas, Big Data, robótica, inteligência artificial, impressão em 3D, biotecnologia e afins.

Até 2020, calcula o Fórum, essas tecnologias vão eliminar 5,1 milhões de vagas em 15 países e regiões que respondem por dois terços da força mundial de trabalho, incluindo o Brasil. A projeção, baseada em pesquisa com executivos de 2.450 companhias, poderá se revelar um fracasso, com os números “reais” ficando muito abaixo ou acima disso. Mas as advertências têm fundamento.

Diversos estudos sugerem que, ao longo do tempo, a inovação tem mais efeitos positivos que negativos sobre o nível do emprego. As ocupações extintas são substituídas por outras, ligadas a novos mercados. O problema é que, como os avanços atuais ocorrem num ritmo sem precedentes, a transição tende a ser mais traumática. Quem for dispensado pode demorar mais para se recolocar, engrossando por um bom tempo um exército de desempregados do planeta, estimado em 197 milhões de pessoas pela Organização Internacional do Trabalho.

“O crescimento do emprego deve vir de pequenas famílias de cargos altamente qualificados, incapazes de absorver as perdas vindas de outras áreas”, prevê o Fórum. De um lado, ele projeta a eliminação de quase 7,2 milhões de postos de trabalho, principalmente em cargos de escritório, mas também na indústria de transformação, na construção, na indústria extrativa e em áreas menores. Em contrapartida, serão admitidos pouco mais de 2 milhões de profissionais de computação, matemática, gestão, engenharia e outros.

O economista Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, tem uma visão mais otimista. Ele concorda que a tecnologia deve provocar um aumento no desemprego num primeiro momento, mas vê uma reversão na sequência. “Quem para de desempenhar tarefa em um setor acaba migrando para outro”, diz.

Por um lado, novas tecnologias levam à racionalização de processos, o que reduz a necessidade de mão de obra. “Mas elas também levam à criação de produtos, serviços e empresas, abrindo novas frentes de expansão”, diz o economista Raul Luís Assumpção Bastos, da Fundação de Economia e Estatística (FEE) do Rio Grande do Sul. Sem o automóvel, que acabou com os condutores de charretes, não existiria emprego em montadoras. Sem a internet móvel, que provoca demissões nas operadoras de telefonia fixa, não haveria tanta gente desenvolvendo aplicativos para smartphone.

Brasil atrasado

A Quarta Revolução Industrial deve demorar a chegar ao Brasil. “As empresas brasileiras não investem o suficiente. A produtividade é muito baixa e não tem crescido”, diz Naercio Menezes Filho, do Insper. Dados da Federação Internacional de Robótica ilustram o atraso: o país tinha 9.557 robôs industriais ao fim de 2014, o equivalente a 0,65% do total mundial. Naquele ano, a indústria nacional comprou 1.266 robôs, ou 0,55% do total.

Qualificação

Apesar desse viés otimista, os melhores empregos vão exigir muito mais qualificação. O relatório do Fórum adverte que, “sem uma ação urgente para gerenciar a transição de curto prazo e construir uma força de trabalho com habilidades ‘à prova de futuro’, governos terão de lidar com desemprego e desigualdade crescentes e as empresas, com o encolhimento da base de consumidores”.

Ainda que todos os deslocados pela tecnologia consigam um novo trabalho, muitos terão de se conformar com ocupações e salários inferiores. A renda média corre o risco de ficar estagnada, ou até cair, nesta nova revolução. “Nos anos dourados das economias capitalistas, entre 1945 e 1970, tivemos um processo de expansão capaz de incorporar trabalhadores pouco qualificados. Hoje isso é muito limitado”, diz Bastos, da FEE.

Segundo Bruno Melo, diretor executivo da consultoria Thomas Case & Associados, o profissional terá de ampliar o leque de competências. “Não bastará o conhecimento técnico específico de uma área. Ele terá de se familiarizar com diferentes processos, participar da tomada de decisões.”

PERDEDORES E GANHADORES

O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2020, as novas tecnologias vão eliminar 5,1 milhões de empregos em 15 países e regiões. Confira a projeção por tipo de ocupação:

Fonte: Fórum Econômico Mundial.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube