Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Situação da mão de obra no setor siderúrgico segue ruim

Publicado em 01/02/2016

É pelo menos um alento para os trabalhadores do setor: a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou, no último dia 13 de janeiro, a interrupção do processo de demissão de funcionários de sua usina de Volta Redonda (RJ). A decisão foi tomada depois de discussões com representantes sindicais e após a demissão de outros 700 empregados. A CSN tem cerca de 10 mil funcionários.

Por conta da crise econômica, a indústria siderúrgica brasileira já desativou ou paralisou 20 unidades de produção. Apenas no primeiro semestre do ano passado, foram demitidos mais de 11 mil trabalhadores. O nível de utilização da capacidade instalada caiu para cerca de 70%, com perspectivas de ainda maior retração. Os investimentos também foram praticamente todos eles suspensos ou cancelados.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, a CSN poderia demitir cerca de 3 mil trabalhadores diretos por conta da suspensão das operações no alto-forno 2, que acabou acontecendo no final de janeiro. A unidade ficará parada por pelo menos 90 dias, período no qual passará por manutenção.

O alto-forno 2 é responsável por 30% da capacidade de produção da usina, atualmente em 5,6 milhões de t por ano. Os 70% restantes são produzidos no alto-forno 3, que permanecerá em operação. A decisão é uma resposta da CSN à sobra dos estoques provocada pela queda na demanda global por aço.

De acordo com dados do balanço da CSN, a usina produziu 3,2 milhões de t de aço bruto nos primeiros nove meses de 2015, queda de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado. A retração, entretanto, se acentuou no terceiro trimestre, quando a queda de vendas foi de 9%.

Além da redução das vendas, a CSN foi prejudicada com a decisão do Departamento do Comércio dos Estados Unidos de impor uma taxa de 7,42% sobre as importações americanas de laminados a quente.

A CSN produz esse insumo no Brasil e o vende para sua subsidiária americana, a LCC, que o utiliza para fabricar outros produtos siderúrgicos. A aplicação do imposto é resultado de uma investigação antidumping. Ele será aplicado de forma preventiva, pois uma decisão final só será anunciada em 24 de março.

DEDO DA DILMA - O processo de demissões na CSN foi iniciado no começo deste ano e interrompido após pressão dos sindicatos, que promoveram ruidosas manifestações na entrada da usina. Mas talvez a decisão da empresa sobre o assunto tivesse sido diferente, caso não tivesse havido a intervenção direta do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e o envolvimento da própria presidente Dilma Rousseff na questão. Ambos pressionaram fortemente a CSN a voltar atrás e aceitar a reivindicação dos trabalhadores.

Além do corte de pessoal, a CSN pretendia também elevar a jornada dos funcionários da usina de 6 para 8 horas diárias, segundo o sindicato, e suspender pagamento do adicional de 70% ao abono de férias. Esses direitos, adquiridos nos últimos acordos coletivos, foram mantidos durante a negociação com representantes da CSN. Para compensar a suspensão desses benefícios e das demissões, a CSN pretende adotar medidas de redução de custos.

Nas negociações, o sindicato também fechou um pacote de ajuda aos 700 que foram demitidos pela CSN. Eles terão direito a um plano de saúde, cursos no Senai, além de R$ 700 no cartão alimentação. O sindicato também pediu à CSN que, na hora de fazer recontratações, dê preferência aos que foram demitidos - a maioria, funcionários com pouco tempo de casa e que trabalhavam em diversos setores.

A atenção dos sindicalistas se volta agora para as empresas que prestam serviços à CSN, que também já fizeram cortes de pessoal. O efetivo das empresas terceirizadas chega a aproximadamente 5 mil, e há rumores de cortes que podem alcançar 1.700 pessoas. "Vamos tentar barrar também essas demissões", já avisou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Campos.
Se em Volta Redonda a situação mais ou menos se estabilizou, o mesmo não podem dizer os trabalhadores siderúrgicos de Cubatão, no litoral de São Paulo, onde a Usiminas começou a demitir funcionários no dia 19 de janeiro. O corte - nada menos do que 4 mil trabalhadores - havia sido anunciado em novembro do ano passado.

A Usiminas alega que as demissões, anunciadas meses atrás, estão relacionadas à crise econômica e à queda de 26% na produção de aço no país em apenas um ano. A intenção da companhia é desativar as sinterizações, coquerias, o segundo alto-forno (o primeiro foi paralisado em maio), aciaria e atividades associadas a essas áreas. A estimativa é que o processo seja concluído entre três e quatro meses.

O número de demitidos em Cubatão poderá ainda ser maior, devido à provável redução dos serviços terceirizados complementares. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), há em Cubatão 3 mil terceirizados em atividade na fábrica de aço. Um total de 18 empreiteiras hoje presta serviços à Usiminas.

O alto número de famílias que perderam a renda mensal com as demissões dos 4 mil trabalhadores preocupa os comerciantes da região de Cubatão, que já viram a sua receita cair, e a prefeitura, que teme reflexos diretos na arrecadação de ISS do município.

Para atenuar o problema, a Usiminas disporá para os demitidos um conjunto de benefícios extras, como plano de saúde e odontológico por um prazo de três a seis meses e auxílio alimentação por até quatro meses, entre outros benefícios.

O temor dos trabalhadores é que, ainda que a Usiminas diga tratar-se de desativação temporária de algumas linhas de produção, não se sabe se ela será definitiva. Há rumores de que a Usiminas poderia transformar sua atividade industrial em Cubatão em uma atividade unicamente portuária, o que resultaria em milhares de demissões. Esta decisão, entretanto, causaria sérios problemas para a Usiminas no que diz respeito à sua relação com o governo. (Alberto Mawakdiye)

Fonte: IPESI

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube