Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

UTFPR terá três cursos novos no primeiro semestre de 2016, entre eles o de Engenharia Mecatrônica

Publicado em 14/12/2015

Três novos cursos serão ofertados pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Câmpus Curitiba a partir do primeiro semestre de 2016. As novidades são a transformação da Tecnologia em Mecatrônica em Engenharia Mecatrônica e a separação da Licenciatura em Letras Português-Inglês em dois cursos: Licenciatura em Letras Português e Licenciatura em Letras Inglês.

O processo de seleção dos cursos de graduação da UTFPR é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), o qual utiliza a nota do Enem e, para a edição de 2016, será realizado em janeiro em data a ser divulgada pelo MEC.

Engenharia Mecatrônica

Diferente do curso de Tecnologia em Mecatrônica, com duração de três anos, a Engenharia Mecatrônica terá cinco anos de duração. O novo bacharelado da UTFPR será oferecido a partir da parceria entre os departamentos de Eletrônica e Mecânica.

De acordo com o coordenador do curso, professor Sergio Leandro Stebel, a Engenharia Mecatrônica possibilita uma visão sistêmica dos processos pelas habilidades em eletrônica, mecânica, computação e pela interação entre estas áreas. Este conhecimento é demonstrado em projetos integradores desenvolvidos no curso. Um diferencial na estrutura curricular está na inserção de disciplinas eletivas, que podem ser realizadas em outros cursos, da UTFPR ou de instituições com as quais a instituição possua acordos de mobilidade acadêmica. O profissional deste curso encontra uma demanda crescente no mercado de trabalho devido a sua formação multidisciplinar.

A abertura da Engenharia Mecatrônica também se beneficiará da mudança do Departamento Acadêmico de Mecânica (Damec) da sede Centro para a sede Ecoville. “Na nova sede, disporemos de mais de 11.400 metros quadrados, mais que dobrando a área deste departamento”, aponta o vice-coordenador Luiz Carlos de Abreu Rodrigues. Com isso, todos os laboratórios serão ampliados, como, por exemplo, os laboratórios de pneumática, hidráulica e de FMS (onde há uma célula flexível de manufatura que é totalmente automatizada e conta com quatro robôs). Além disso, novos laboratórios serão criados, como o de robótica, ampliando-se significativamente a infraestrutura para as atividades práticas da Engenharia Mecatrônica e dos demais cursos do Damec.

Com uma formação que abrange as áreas de Eletrônica, Mecânica, Computação e Controle, o engenheiro mecatrônico pode atuar em diversos campos, mas, em particular, concebe equipamentos e sistemas com partes mecânica, eletrônicas e software. As oportunidades de trabalho para este profissional são variadas: na indústria de transformação (automobilística, aeronáutica, energia elétrica (hidrelétrica, termoelétrica, nuclear, eólica, solar), metalúrgica, siderúrgica, têxtil etc.), além do desenvolvimento de sistemas de software e em automação de forma geral.

Luiz Carlos de Abreu Rodrigues é integrante ativo nos Grupos de Trabalho da Articulação da Rota Estratégica do Setor Metal-mecânico, contribuindo de forma ativa nas discussões de temas relevantes para este setor.

Fonte: UTFPR

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube