Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Estudante constrói mão robótica com peças criadas em impressora 3D

Publicado em 07/11/2014

William Cândido Ribeiro é daqueles estudantes persistentes até o fim. Graduando no curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Medianeira, ele construiu sua própria impressora 3D para conseguir realizar alguns de seus projetos. Um deles, o mais engenhoso, é uma mão robótica controlada por um sistema de eletroencefalograma (leitura de impulsos cerebrais). A mão faz parte do projeto aberto francês InMoov, um programa de colaboração e aperfeiçoamento de projetos, com mais 600 jovens construtores em todo o mundo.

E foi assim, pesquisando em plataformas abertas que encontrou a “sua mão”. “Tudo começou durante as férias de março de 2012. Queria montar um braço robótico, desses industriais. Após ver o dispositivo Emotiv Insight no site KickStarter, tive a certeza desse projeto. Poder controlar um braço ou uma mão robótica pelo cérebro, através do eletroencefalograma, deve ser muito legal!”, relembra.

O projeto funciona por comando de celular via Bluetooth, usando a placa desenvolvida pelo seu professor da UTFPR, Alberto Noboru. Os próximos passos do projeto serão adicionar, nos dedos, sensores de força em que será possível controlar a força que a mão faz ao segurar algum objeto e também implantar uma pulseira que capta os sinais dos músculos do braço. “É algo novo, diferente, interessante e que pode ajudar as pessoas a terem uma prótese robótica com um custo baixo”, avalia William.

Para aperfeiçoamento da sua mão robótica, ele contou com grande apoio da mãe para dar aspecto humano e inclusive inserir suas próprias digitais. “Minha mãe é Arte Terapeuta e desde sempre me deixou mexer um pouco com artes plásticas. Eu sabia que o látex e a borracha dariam uma cor e textura semelhante à pele humana, e o resultado me agradou bastante, pois seus detalhes foram excelentes”, relata.

Foi com o grande incentivo dos pais e do professor, que William está conseguindo desenvolver seu projeto com tanto desempenho. Mas não quer parar por aqui. “Tenho também um projeto chamado ‘Lixo Eletrônico’, onde faremos gincanas e oficinas tanto na universidade, quanto nas escolas da região, para incentivar a reciclagem, o reaproveitamento de diversos materiais e a consciência ambiental. Quero despertar o interesse de crianças, jovens e colegas pela eletrônica, e fazê-los enxergá-la com outros olhos”, pontua.

Confira um vídeo demonstrativo dos movimentos da mão mecânica.

Fonte: UTFPR

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube