Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Um terço dos empregos será substituído por softwares ou robôs até 2025

Publicado em 08/10/2014

Máquinas darão a tônica de uma nova revolução industrial. Aparentemente, contexto não difere do cenário já vivido pela humanidade nos séculos anteriores.

Caso você seja uma daquelas pessoas que acha que o mercado de trabalho está difícil nos dias de hoje, espere até ver como será em 2025. As profecias apontam para um cenário quase de ficção científica.

Softwares, robôs, drones e outras tecnologias deverão substituir um terço da mão de obra humana em pouco mais uma década. Acreditando ou não, isso tem tudo a ver com sua vida.

“Um dia, veículos aéreos não tripulados serão nossos olhos e ouvidos”, projetou Peter Sondergaard, diretor de pesquisas do Gartner. Para ele, dentro de cinco anos, esses aparelhos voadores se tornarão padrão em muitas indústrias, como agricultura, óleo e gás e segurança.

O especialista diz que esse é apenas um pequeno exemplo de como as tecnologias emergentes ocuparão espaços muito além do mundo tradicional de TI. Máquinas inteligentes chegam como um ferramental que substituirão uma enorme variedade de funções, braçais ou intelectuais.

Além disso, softwares com capacidades cognitivas ganharão terreno em outras áreas, incluindo serviços financeiros, diagnósticos médicos e toda outra sorte de trabalhos. Com isso, o conhecimento será automatizado, vislumbra Sondergaard.

“Acreditamos que um em cada três postos de trabalho será convertido em funções exercidas por software, robôs ou máquinas inteligentes até 2025”, ratifica o especialista, pontuando que essas tecnologias executarão as tarefas de maneira mais rápida e certeira que a mãos humanas.

Lawrence Strohmaier, CIO da Nuverra Environmental Solutions, observa que essas previsões são bastante similares com o que já ocorreu em outras eras de avanço tecnológicos. Resta saber se a máxima de Charles Darwin seguirá valendo nesses próximos turbulentos anos e o mais apto sobreviverá.

Fonte: COMPUTERWORLD / IDG News Services.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube