Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Combustível é produzido a partir de reação entre alumínio e água

Publicado em 15/08/2012

" O alumínio é conhecido por sua alta densidade energética, duas vezes e meia maior do que a gasolina. Tais propriedades já motivaram diversos estudos para gerar energia em grande escala c ..."

O alumínio é conhecido por sua alta densidade energética, duas vezes e meia maior do que a gasolina. Tais propriedades já motivaram diversos estudos para gerar energia em grande escala com o elemento químico. O grande desafio técnico na utilização de alumínio como um portador de energia é a de que a oxidação do alumínio cria uma camada de óxido de alumínio na superfície, inibindo assim a reação posterior.

 

Uma empresa criada em Israel este ano, a Alchemy Research, apresentou a tecnologia "Alydro" a partir de um metódo chamado ISR (Inverted  Surface Reaction) que utiliza o alumínio bruto, sem liga. O alumínio na forma metálica contém 8,6 kWh de energia por kg. O sistema Alydro extrai esta energia por oxidação do alumínio e essa energia armazenada é o combustível. O material fica em estado sólido e facilita estocagem e transporte, também é inerte - protegido por uma fina camada superficial de óxido de alumínio, que se forma em contato com o ar, o alumínio pode reter a energia armazenada na sua forma metálica durante décadas.

 

O sistema Alydro gera energia sob a forma de hidrogênio e calor. O sistema resulta em óxido de alumínio, que os desenvolvedores afirmam ser totalmente reciclável. Os campos em que a nova tecnologia poderia ser utilizada são: veículos elétricos híbridos, armazenamento de energia e geração de energia limpa.

Na reação, o alumínio é derretido e a água é injetada no alumínio fundido sob a forma de vapor. A reação acontece a temperaturas elevadas de até 900°C. Fora do reator Alydro, mesmo se os reagentes são unidos, nenhum fenômeno acontece. Este fato, segundo os desenvolvedores, garante com que o combustível de alumínio seja 100% seguro.

No reator, um quilo de alumínio reage com um quilo de água para gerar 112 gramas de hidrogênio. A reação Alydro é altamente exotérmica - 49,4% da energia produzida pela Alydro é liberada na forma de calor, e o restante sob a forma de hidrogênio.

De acordo com os pesquisadores, com um tanque de combústivel, o motorista poderá rodar por até dois mil quilômetros. Agora os pesquisadores da Alchemy Research  aguardam por incentivos da indústria automobilística e de energia renovável para seguir com os estudos e comprovarem a eficiência do novo combustível.

Fonte: cimm

 

 

clique para ampliar clique
            para ampliar

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube