Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Indústria aproveita pouco a expansão do agronegócio

Publicado em 14/08/2012

"O crescimento acelerado da importação de máquinas e implementos agrícolas é mais uma prova da falta de competitividade da indústria. O segmento -excluindo tratores e colheitadeiras- é compo ..."

O crescimento acelerado da importação de máquinas e implementos agrícolas é mais uma prova da falta de competitividade da indústria. O segmento -excluindo tratores e colheitadeiras- é composto por cerca de 400 empresas de pequeno e médio portes, que vêm perdendo espaço para a concorrência externa, principalmente a norte-americana.

No primeiro semestre, as compras atingiram US$ 381 milhões, alta de 53,8% --a maior entre todos os ramos da indústria de bens de capital. As exportações caíram 3,4%, para US$ 451 milhões. Mantido o atual ritmo de crescimento das importações, um dos países mais competitivos na agricultura mundial pode se tornar deficitário no setor de máquinas.

Na prática, isso significa que a indústria nacional pode aproveitar pouco do avanço do agronegócio brasileiro. O otimismo dos produtores, que vivem uma fase favorável aos investimentos devido aos preços elevados dos grãos e ao aumento de área, não chegou à indústria.

Segundo os dados mais recentes da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), as empresas nacionais registraram queda de 7,7% nos pedidos em carteira em junho, ante igual período de 2011. O nível de utilização da capacidade instalada já responde à falta de interesse do agricultor pelo produto nacional, passando de 84,3%, na média de junho de 2011, para 78,8%, em junho deste ano.

A entidade aponta a elevada carga tributária e a defasagem cambial como estímulos às importações --o produto nacional é cerca de 40% mais caro que o importado. A valorização de cerca de 10% do dólar no segundo trimestre, porém, não foi suficiente para conter o produto estrangeiro, o que indica que a indústria enfrenta outros problemas, como o aumento dos custos de produção.

Para os fabricantes locais, a solução é impor barreiras. O setor vem defendendo alta da taxa de importação para as máquinas e implementos similares aos produzidos no Brasil para perto de 35%, ante a média atual de 14%. Comandado por multinacionais, o setor de tratores e colheitadeiras resiste mais. Embora as importações tenham crescido 38% no primeiro semestre, elas ainda representam somente 2,8% das vendas no mercado interno.

Fonte: Folha de S.Paulo

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube