Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Motor híbrido hidrogênio-gasolina consome 20% menos

Publicado em 19/01/2012

" Hidrox Dois estudantes espanhóis criaram um  motor  híbrido a hidrogênio que consome 20% menos combustível do que um motor comum a gasolina. O motor, de 1,4 litro de cilindrada, rece ..."
clique para ampliar clique para ampliar Raúl Novillas e Roger Casas, que construíram o motor híbrido gasolina/hidrogênio na garagem da casa de Roger.(Imagem: UPC)

Hidrox

Dois estudantes espanhóis criaram um motor híbrido a hidrogênio que consome 20% menos combustível do que um motor comum a gasolina. O motor, de 1,4 litro de cilindrada, recebeu um aparato de geração e combustão de hidrogênio. O gás é produzido submetendo água a um processo eletrolítico, gerando um gás que é uma mistura de hidrogênio e oxigênio. O gás é injetado no motor, juntamente com a gasolina - foi utilizado um motor convencional. O hidrogênio faz com que a explosão da gasolina seja mais forte, enquanto a presença do oxigênio puro amplia a combustão, tudo se juntando para aproveitar melhor o combustível.

Tentativa e erro

Ainda que o motor a hidrogênio já tenha sido inventado, Raúl Novillas e Roger Casas, da Universidade Politécnica da Catalunha, introduziram uma série de modificações no motor comum a gasolina para fazê-lo funcionar melhor com a mistura de hidrogênio e oxigênio.

Segundo eles, essas modificações, a maioria feita na base da tentativa e erro, poderão ser aproveitadas nos futuros veículos a hidrogênio. A maior dificuldade foi criar um sistema de segurança para trabalhar com o hidrogênio, um gás extremamente inflamável. Uma exigência básica era criar um compartimento entre o tanque do gás e o tanque de gasolina.

"Depois de alguns sustos e muitas horas de trabalho", eles contam ter encontrado a solução na forma de um depósito de água conectado aos tanques mediante válvulas sem retorno.

Inovação na garagem

Apesar dos bons resultados, o trabalho é bastante preliminar, resultado de um projeto de fim de curso de dois estudantes de graduação, e precisará ser aperfeiçoado antes que se pense em um motor multicombustível que aceite também hidrogênio.

Os próprios estudantes apontam que o rendimento do motor cai depois de cerca de 20 minutos de funcionamento, com a emissão de "substâncias de origem e natureza desconhecidas".

 Gerador portátil de hidrogênio produz energia limpa

 Eles pretendem continuar a pesquisa, o que exigirá "uma equipe de trabalho maior, sobretudo com a ajuda de um químico, conhecimentos de outras áreas e o apoio de alguma empresa," afirmam.

Também não houve um comparativo de rendimento levando em conta a energia necessária para a eletrólise da água e consequente geração do hidrogênio e oxigênio.

O motor híbrido a hidrogênio foi construído na garagem da casa de um dos estudantes.

Fonte: inovacaotecnologica

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube