Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

GE desenvolveu ferramentas de fabricação para melhorar as turbinas a gás

Publicado em 20/07/2011

" Turbinas de energia pode ser um antigo negócio, mas ainda em crescimento. Este ano, a General Electric recebeu pedidos recorde para motores a jato, e por causa do gás natural atualmente ..."
clique para ampliar clique para ampliar Fonte de alimentação: As lâminas de uma turbina a gás de 140 megawatts estão expostos durante a montagem em uma fábrica da GE em Greenville, South Carolina.

Turbinas de energia pode ser um antigo negócio, mas ainda em crescimento. Este ano, a General Electric recebeu pedidos recorde para motores a jato, e por causa do gás natural atualmente barato, a demanda mundial é cada vez maior de turbinas a gás utilizadas em usinas de energia, diz Jeffrey Immelt, presidente da GE e CEO. Para competir, a empresa está lançando novos produtos baseados em inovações, tais como os compósitos melhorados para as pás do ventilador e ligas resistentes que permitem a alta temperatura, operando eficientemente. Enfim, o importante são os avanços na tecnologia utilizada para fazer as turbinas, que pode reduzir os custos e possibilitar novos projetos.

Na sede da GE de pesquisa global em Niskayuna, Nova York, os pesquisadores estão trabalhando em uma ferramenta de usinagem que utiliza uma combinação de um disco de corte e um arco elétrico. As ferramentas de corte através ligas de alta resistência três vezes mais rápido que as alternativas convencionais, e que reduz o consumo de energia em 25%, elevando os custos de fabricação. Como ele usa menos força do que de usinagem convencional, a tecnologia também torna possível conceber novos projetos que poderiam quebrar durante o processo.

No chão de fábrica em uma fábrica de turbinas a gás em Greenville, Carolina do Sul, GE instalou recentemente uma máquina que corta precisamente furos de refrigeração nas pás da turbina usando jatos de água de 50.000 psi. Os buracos permitem que as turbinas trabalhem a altas temperaturas e sejam eficientes. A fábrica também utiliza recentemente, lasers de alta potência que podem reduzir postos de trabalho de quatro horas de soldagem para menos de um minuto. Em uma nova instalação de ensaio de 170 milhões dólares geram vários dados que podem ser utilizados para melhorar ainda mais a produção.

Em uma fábrica em Durham, Carolina do Norte, um montador de motores a jato, Scott West, desenvolveu um sistema que suspende um motor a jato e pesando sete toneladas em uma colchão fina de ar, de modo que 2-4 trabalhadores podem mover os motores em que antigamente exigiam seis. A tecnologia é projetada para econimizar U$ 156.000 dólares por ano para a GE. Agora estender a tecnologia para outras partes da linha de fabricação.

See more...

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube