Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Monitoramento das Rotas Estratégicas do Setor Metal Mecânico

Publicado em 14/01/2010

" 1. Análise das Visões das Rotas Estratégicas da Indústria Metal Mecânica : O mês de Dezembro de 2009 contou com um volume expressivo de informações relevantes par ..."
1. Análise das Visões das Rotas Estratégicas da Indústria Metal Mecânica:

O mês de Dezembro de 2009 contou com um volume expressivo de informações relevantes para a indústria metal mecânica. No total foram realizadas 83 análises, das quais duas Visões das rotas Estratégicas prevaleceram. Em primeiro lugar a visão "Pólo de competitividade metal mecânico", seguido de perto pela visão "Metal mecânica inovadora em processos, produtos e serviços". Em linhas gerais, este resultado é semelhante ao mês anterior, mas com uma modificação: A visão "referência em sustentabilidade na indústria metal mecânica" ganhou importância e deve ser acompanhada de perto, por indicar um sinal de mudança na dinâmica da indústria.

(acesse o conteúdo completo clicando no título)











Legenda
Perguntas
#
1
Metal mecânica inovadora em processos, produtos e serviços
52
2
pólo de competitividade metal mecânico
55
3
excelência em formação e gestão de RH para o setor metal mecânico
16
4
referência em sustentabilidade na indústria metal mecânica
40




2. Análise dos Fatores Críticos das Rotas Estratégicas da Indústria Metal Mecânica:

Dentre os Fatores Críticos, dois se destacam pela influência que exerceram. Em primeiro lugar, "P&D e formação", que contou com eventos importantes no âmbito local, dentre eles a liberação de recursos expressivos para inovação em estados como RS e PE, assim como novas linhas de fomento do ensino superior.









Legenda
Variáveis
MP
1
competitividade
2,86
2
cultura industrial
1,53
3
descentralização da formação
2,25
4
energia e água
3,00
5
fomento
2,55
6
formação de RH
2,75
7
gestão da sustentabilidade
2,79
8
gestão estratégica
1,93
9
interação
2,61
10
P&D e formação
3,14
11
políticas públicas
2,64
12
representatividade da indústria
2,29
13
tecnologias
2,68
14
tecnologias-chave
2,86
Por sua vez, os fatores críticos com maior ocorrência foram "competitividade", "políticas públicas" e "tecnologias". No fator "competitividade", destacou-se o movimento para a capacitação da indústria para fornecer para o segmento de petróleo e gás e também para a indústria naval. Observou-se também a oscilação de preços de matérias-primas, dentre elas, aço, metais não-ferrosos e minérios. Em "Políticas Públicas" destacou-se a iniciativa do governo do estado do Paraná no âmbito do comércio exterior e meio ambiente, assim como os incentivos fiscais e financiamentos de programas de atualização da infra-estrutura do governo federal. Por fim, no fator "tecnologias" vale destacar a iniciativa do governo do estado do Rio Grande do Sul pelo programa de incentivo à inovação.






Legenda
Variáveis
MP
1
competitividade
58
2
cultura industrial
15
3
descentralização da formação
8
4
energia e água
27
5
fomento
31
6
formação de RH
12
7
gestão da sustentabilidade
24
8
gestão estratégica
30
9
interação
28
10
P&D e formação
28
11
políticas públicas
47
12
representatividade da indústria
42
13
tecnologias
47
14
tecnologias-chave
28




No que diz respeito à intensidade de força, os três fatores críticos mais freqüentes também demonstram maior intensidade, mas há uma mudança de força quanto aos fatores "P&D e formação" e "Energia e Água", que assumem posições de maior destaque no lugar "gestão estratégica" e "fomento". Esse fato se deve à ênfase dada à energia elétrica/meio ambiente, com oscilações de custo e de origem e tecnologias, assim como para o tratamento de resíduos de água na indústria.




3. Análise dos "sinais fracos" da Indústria Metal Mecânica:

O "Tag cloud" gerado em dezembro encontra-se abaixo:





As empresas de destaque foram "Itaipu", "Petrobrás" e "Vale". A justificativa é o grande volume de investimentos anunciados pela Petrobrás, a oscilação de preços nos produtos da Vale assim como da indústria siderúrgica nacional e mundial. No caso de Itaipu, ainda há ruídos sobre os "apagões" ocorridos em novembro.
Os setores industriais que mais se destacaram foram: "construção civil", "madeira", "máquinas", "móveis", "plástico", "petróleo" e "alumínio". Em especial, máquinas e petróleo são decorrentes da retomada dos investimentos da indústria naval e de petróleo e gás. Construção civil, madeira, móveis e plástico não são setores de monitoramento direto e seu relevância no Tag Cloud sugere um sinal fraco importante para o setor metal mecânico.
Destaque para o "alumínio" que está em um momento delicado no mercado doméstico pelo excesso de capacidade instalada, quanto internacional, por conta dos custos de energia e projetos de expansão anunciados recentemente.

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube