Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Roadmap de Energia 2031

Publicado em 11/08/2017



O processo de Prospectiva no Estado do Paraná

Ao longo dos anos, o Sistema FIEP, por meio das entidades FIEP, SESI/PR, SENAI/PR e IEL/PR, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015. Setores estes que foram na sequencia desdobrados em roadmaps estratégicos.

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores.

O setor de Energia, transversal no Paraná, é o primeiro segmento de atividade econômica a ser contemplado no novo ciclo de prospectiva que terá continuidade, ainda em 2017, com os setores do projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – 1º ciclo (Agroalimentar, Biotecnologia Agrícola e Florestal, Metal-Mecânica, Biotecnologia Animal) e Setor Automotivo e em 2018 com os demais setores contemplados no estudo Setores Portadores de Futuro para  o Estado do Paraná 2015-2025.

Roadmap de Energia 2031

O projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense 2031 – é uma iniciativa do Sistema Fiep – que visa conduzir cada setor industrial em um processo de criação de conhecimento em relação a mudanças e tendências da economia, da tecnologia e da sociedade, que ocorrem em âmbito global, nacional e local, de forma a antecipar o impacto dessas mudanças e tendências para a cadeia industrial estudada, buscando identificar e apoiar caminhos para a inovação e o desenvolvimento sustentável.

O processo de construção das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Roadmap de Energia 2031 irá:

  • Contribuir fortemente para reposicionar seus executores como protagonistas do processo de desenvolvimento industrial.
  • Estimular a inovação, o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico, assim como a troca de experiências entre os atores do setor.
  • Induzir a criação de ambientes que atraiam, retenham e desenvolvam pessoas, empresas e investimentos focados na inovação e na sustentabilidade.
  • Propicia o planejamento de longo prazo.
  • Tem como característica o fato de não esperar a mudança para reagir.
  • Investiga futuros possíveis e explora suas possibilidades, identificando quais são os mais prováveis e desejáveis.

As atividades de operação dos painéis de especialistas e a impressão da publicação do Roadmap de Energia 2031 recebem apoio financeiro via Edital público de seleção de projetos para patrocínio Finep 1° Período.

A publicação estará disponível para download em breve neste Blog Setorial, bem como nos demais Blogs : Agroalimentar, Biotecnologia Agrícola e Florestal, Biotecnologia Animal, Automotivo, Metal Mecânico) e Site dos Observatórios Sistema Fiep. 

Ficamos à disposição para maiores esclarecimentos via e-mail (observatorios.rota.energia@fiepr.org.br) ou telefone: (41) 3271-7441.

Fonte: Observatórios Sistema Fiep
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube