Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Bússola da Inovação

Publicado em 03/10/2016

FONTE: Bússola da Inovação

Autor

Objetivo: conhecer o status da inovação das indústrias paranaenses e estimular seu desenvolvimento.

 
Objetivos específicos: obter retratos setoriais e regionais do processo de inovação no estado, subsidiando a elaboração de políticas e programas de incentivo à inovação; identificar variáveis que mais contribuem para a dinâmica da inovação entre as indústrias do Paraná; fornecer às indústrias participantes da pesquisa diagnósticos customizados do processo de inovação, com sugestões e orientações específicas.
 
Público-alvo: indústrias de transformação paranaenses.
 
Realização: Observatórios Sistema Fiep e Centro Internacional de Inovação (C2i).
 
Cooperação técnica: Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
 
Apoio: FIEP e Sindicatos Industriais do Paraná.
 
Apoio financeiro: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Metodologia: um dos diferenciais do projeto é contar com uma plataforma tecnológica que proporcionará um processo investigativo inovador e conteúdo instrucional sobre o tema em forma de animações. Cinco personagens farão a apresentação de conteúdos com o objetivo de sensibilizar empresários e executivos sobre os principais temas que contribuem para a inovação. As indústrias que concluírem a pesquisa receberão um diagnóstico customizado do seu processo de inovação, gerado automaticamente pela plataforma tecnológica com base nas respostas fornecidas. O material será entregue após a finalização do questionário, contendo sugestões e orientações específicas sobre como melhorar o processo de inovação. Além disso, o respondente receberá um certificado de 04 horas, informando sua participação na pesquisa e no processo de sensibilização sobre inovação.
 
Resultados da pesquisa-piloto e próximos passos: a etapa piloto do projeto foi realizada nos setores de fabricação de produtos alimentícios, de produtos de madeira, de fabricação de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) e confecção de artigos do vestuário e acessórios. No total, foram entrevistadas 103 empresas, 24% delas localizadas em Curitiba e o restante nas demais cidades do estado do Paraná. Essa fase teve como objetivo avaliar o comportamento do instrumento de coleta da pesquisa e as percepções dos empresários sobre o tema do projeto. Para a fase de coleta de dados da pesquisa, o objetivo é obter uma amostra representativa de todos os setores da indústria de transformação do Paraná.
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube