Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Alunos do Instituto Mauá desenvolvem piso que gera energia através da movimentação das pessoas

Publicado em 29/09/2017

Alunos do último ano do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia criaram a startup Greenway. Como projeto principal os estudantes estão desenvolvendo um piso sustentável que gera energia através da movimentação das pessoas. O produto está em fase final e será apresentado na 23ª Edição da Eureka, evento que reúne trabalhos de conclusão de curso altamente inovadores das áreas de Engenharia, Administração e Design.

Esse projeto é o primeiro da série de soluções envolvendo o movimento humano. A solução utiliza a combinação de sistemas mecânicos e eletrônicos, capazes de transformar a energia potencial das pessoas em energia elétrica.

O piso funcionará com um sistema de componentes piezoelétricos que captam o esforço do usuário, conjuntamente com um sistema mecânico que potencializa esse esforço. Essa dinâmica alimenta um gerador que armazena a energia em uma bateria. Além do fato desse piso gerar energia limpa, ele também oferece outros benefícios como: a sustentabilidade econômica, conectividade e uma alternativa a geração usual de energia.

A monitoração e análise de dados será feita através da internet das coisas (IoT), que atualmente é indispensável em cidades que investem em inovação e desejam se tornar cidades-modelo em tecnologia, as chamadas smart cities.
Fonte: Ipesi
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube