Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Tecpar e Unilivre lançam programa de incubação para tecnologias verdes

Publicado em 04/07/2017

Parceria irá oferecer apoio ao desenvolvimento e criação de negócios inovadores com o uso de tecnologias sustentáveis

Com a intenção de acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), criou um novo programa para a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) - a Incubação Verde.

A parceria vai oferecer apoio ao desenvolvimento e na criação de negócios inovadores com o uso de tecnologias sustentáveis, além de ofertar infraestrutura inicial para esses projetos e sensibilização de empreendedores e empresários quanto ao tema da sustentabilidade.

O diretor-superintendente da Unilivre, Celso Kloss, destaca que a parceria vai levar mais uma oportunidade de apoio à tecnologia verde e vai atuar em duas frentes: nas universidades, para acelerar a transformação de pesquisa em novos produtos sustentáveis; e nas empresas, para que elas possam desenvolver na Intec projetos com tecnologias ambientais.

“Da parte da Unilivre, vamos capacitar os empresários na área de gestão ambiental, com assessoria e consultoria no desenvolvimento dos projetos. Queremos aproveitar que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) tem o Programa Patente Verde, que dá prioridade no exame do requerimento de pedidos de patente de tecnologias inovadoras voltadas ao meio ambiente, para que inovações na área se desenvolvam”, salienta Kloss.

Um edital específico para o programa de Incubação Verde está sendo criado na Intec, explica o gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar, Gilberto Passos Lima. “O edital deve ser lançado no início do segundo semestre. Até lá, empreendedores e empresários podem candidatar seus projetos sustentáveis com base no edital que está vigente”, ressalta.

CONCORRÊNCIA - A Intec está com 32 vagas abertas para empresas inovadoras que buscam o apoio do Tecpar para desenvolver seus negócios. São 16 vagas para a modalidade de incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e outras 16 para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. As vagas estão divididas nas duas unidades da Intec, em Curitiba (20 vagas) e em Jacarezinho (12 vagas).

Para concorrer a uma das vagas, o projeto deve apresentar três requisitos - inovação (introdução de novidade ou aperfeiçoamento que resulte em novos produtos, serviços ou processos), base tecnológica (aplicação de conhecimento técnico-científico e investimento em Pesquisa e Desenvolvimento) e prova de conceito ou protótipo (modelo prático que possa provar o conceito estabelecido).

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

INTEC - Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. No momento, oito empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Werker, Vuk Personal Parts, Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife e Neurocel.

Celso Kloss é integrante ativo nos Grupos de Trabalho do Projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, conduzido pelo Observatórios Sistema Fiep, e participou ativamente na construção no Roadmapping de Energia 2031.

Veja também: Especialistas do setor se reúnem no II Painel Estratégico para construção do Roadmapping de Energia 2031

Fonte: AEN

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube