Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

InovAtiva Brasil divulga as 132 finalistas do primeiro ciclo de aceleração de 2017

Publicado em 29/06/2017

Incluindo startups relacionadas a energia, dentre as 7 paranaenses.

Acesse no link e conheça as 132 finalistas do InovAtiva Brasil

No dia 19/06, o InovAtiva Brasil divulgou a lista das 132 startups selecionadas para a segunda etapa do Ciclo de aceleração 2017.1. Nessa fase, as finalistas receberão seis semanas de mentorias e capacitação online, fechando com dois dias de treinamento intensivo antes do Demoday InovAtiva, em que apresentarão seus negócios na maior banca de startups do país, no final de julho. Diferente dos ciclos anteriores que apresentavam 125 selecionadas, o aumento de vagas nessa etapa aconteceu pois sete startups empataram na pontuação.

A região Sudeste teve o maior número de selecionadas (60), seguida das regiões Sul (42), Nordeste (18), Centro-Oeste (7) e Norte (5). Dezessete Estados estão representados na lista, com destaque para São Paulo com 21 startups, Santa Catarina (11), Paraná (7), Rio de Janeiro (7) e Minas Gerais (6). As áreas de negócio que obtiveram maior destaque foram Tecnologia da Informação e Comunicação (22,73%), Serviços (15,91%) e Saúde (15,15%).

O Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, destaca que o principal objetivo do programa é proporcionar para as selecionadas uma qualificação a nível mundial. “O nosso desafio sempre foi realizar um programa em larga escala sem perder a qualidade das mentorias oferecidas. Nesta nova fase, o intuito é levar mentoria para garantir o sucesso das empresas quanto a conexão com os investidores e grandes empresas”, afirma.

Uma das startups escolhidas para segunda etapa foi a Beepy Go, de Florianópolis/SC. Thales Tomé, CEO da empresa, descreve o sentimento de participar do InovAtiva como uma oportunidade única. “O programa é capaz de apoiar várias empresas, em diferentes segmentos, através de um contato que nos traz nova visão do mercado em que estamos inseridos. Passar para essa nova fase significa que estamos no caminho certo”, comenta.

Para Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, a nova etapa da aceleração é a grande chance para as startups alcançarem investimentos, conquistando o mercado de forma sólida. “Quase todas as startups já têm protótipo ou produto para oferecer ao público, mas apenas 30% declararam ter recebido algum investimento anteriormente. Esse é o momento para impulsionar as startups e fazer com que os novos empresários possam consolidar os negócios”, ressalta.

Em Brasília, oito startups participaram do Bootcamp Regional e apenas três foram selecionadas para a etapa final, como é o caso da Integra Bioprocessos e Análises. “Estamos muito felizes em participar do InovAtiva. Nossa expectativa para essa nova etapa é concretizar o plano de negócio e divulgar os projetos da empresa para então, encontrarmos investidores interessados no que temos para oferecer ”, afirma Nadia Parachin, CEO da startup.

“A segunda etapa do ciclo é um importante momento para as startups, com foco em modelagem financeira e acesso a capitais, tanto público quanto privado. É a consolidação do processo. O Sebrae trabalha em inúmeras frentes no ecossistema, para promover acesso à inovação. Recentemente, lançamos um contrato com a Embrapii, com aporte de R$ 20 milhões para inovação industrial, e o edital com o Sesi e Senai para apoio à inovação na pequena empresa. São iniciativas que poderão ser acessadas por estas 132 startups, finalistas do InovAtiva”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

A Pickcells foi uma das quatro empresas que se destacaram em Pernambuco, e para Paulo José Albuquerque, CEO empresa, os ensinamentos que as mentorias oferecem já causam mudanças na startup. “Estamos aproveitando ao máximo. Acreditamos que a empresa está crescendo e até começamos a colocar algumas coisas em prática. Essa nova fase é de amadurecimento, é a hora certa para fecharmos o que falta, tirar os ensinamentos do papel e mostrar como o nosso negócio pode mudar o presente e, consequentemente, o futuro”, finaliza Paulo.

Fonte: Inovativa

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube