Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Novos diretores da Fundação PTI reafirmam compromisso do Parque com o desenvolvimento do território

Publicado em 06/06/2017

O compromisso do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) na promoção do desenvolvimento territorial sustentável  foi reafirmado pelos novos diretores da Fundação PTI, no dia 02/06, durante cerimônia de transmissão de cargos.

clique para ampliarO diretor administrativo-financeiro, João Biral Junior, destacou o potencial do Parque no cumprimento de sua missão com o desenvolvimento da Itaipu e do território. (Foto: Divulgação PTI)

A Fundação PTI é a instituição responsável pela gestão do Parque Tecnológico e pela execução de um conjunto de projetos em educação e extensão; pesquisa e desenvolvimento; inovação, negócios e turismo sustentável. Ramiro Wahrhaftig substitui Juan Carlos Sotuyo, no cargo de diretor superintendente; e João Biral Junior substitui Valdir Antonio Ferreira, no cargo de diretor administrativo-financeiro. O diretor técnico, Claudio Issamy Osako, permanece no cargo. O termo de posse foi assinado no dia 17 de maio.

Na ocasião, Sotuyo lembrou o contexto em que o Parque foi criado. “Iniciamos com 80 pessoas, hoje são mais de 7 mil, com atividades diariás no PTI. Empresários, estudantes, professores, pesquisadores: uma pequena cidade gerando conhecimento, inclusão, mobilidade social, negócios de base tecnológica e riqueza”, disse. “O Parque existe porque equipes da Itaipu apostaram no desafio. Tiveram a paciência e a inteligência de saber que formar pessoas não tem atalhos, que leva tempo de maturação. Existe porque desafiamos a lógica apontada pela literatura de parques, que afirmava que deveria ter um conjunto de condições para poder pensar em construir um parque tecnológico. Mas demonstramos que o Parque foi criando as condições, que por sua vez realimentam o próprio parque e seu entorno”, enfatizou Sotuyo.

Sotuyo foi diretor superintendente da instituição por 14 anos. “O diretor geral da Itaipu não poderia ter feito melhor escolha que a do Ramiro Wahrhaftig, pelo amplo conhecimento contido na sua biografia e que sabe do esforço que é necessário para desenvolver ciência, tecnologia e inovação em nosso país”, afirmou Sotuyo.

Ramiro é engenheiro civil e mestre em planejamento energético. Foi Secretário de Estado da Educação, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e ainda Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo do Paraná. “Tive a oportunidade, nestes 2 meses, de verificar nacionalmente e internacionalmente a importância que a Itaipu em relação aos objetivos de desenvolvimento sustentável. É um grande laboratório global, que se expande para a região”, pontuou. “Ao andar pelos corredores do PTI, me sinto privilegiado. Fico emocionado e entusiasmado em ter a oportunidade, com as condições que a Itaipu nos oferece, de trabalhar com tudo que sempre quis e acreditei. Vejo que o entusiamo pela educação, ciência e tecnologia, demonstrado em todos os lugares onde pude atuar, também poderá existir agora no PTI. Hoje, gostaria de reafirmar que o meu maior objetivo é colaborar, por meio da minha experiência, na consolidação dessa excepcional instituição, patrimônio do Paraná e do Brasil”, concluiu.

O diretor administrativo-financeiro, João Biral Junior, destacou o potencial do Parque no cumprimento de sua missão com o desenvolvimento da Itaipu e do território. “A Itaipu, que tem como missão gerar energia limpa, elétrica e de qualidade, inovou ao incorporar a necessidade de produzir energia elétrica com responsabilidade social e ambiental. E com isso impulsiona o desenvolvimento sustentável, econômico, tecnológico e turístico do Brasil e do Paraguai. A Itaipu tem aqui no PTI o apoio necessário para o estudo, desenvolvimento e cumprimento destas ações”, disse. “Já pude observar o ambiente de trabalho leve que existe aqui. Com uma equipe técnica extremamente qualificada e comprometida com os projetos aqui desenvolvidos, a Fundação, em poucos anos de existência, já provou que está a altura dos desafios propostos por Itaipu”, avalia.

O presidente do Conselho Curador da Fundação PTI, Jorge Habib falou da importância da atuação conjunta dos atores para o fortalecimento do território. “Temos uma missão enorme que é atuar com todas as forças da região. Não adianta todos fazerem força se não estão sincronizados. E não adianta estar sincronizado se não sabemos para onde caminhar. Por isso é preciso ter foco. É o nosso grande desafio, enquanto país, fazer com que os potenciais individuais atuem de forma sincronizadas, orientados a um grande objetivo nacional. A proposta é começar pela nossa região”, disse Habib.

A cerimônia contou com a presença do diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna. “O PTI não deixará de ser esse vetor de desenvolvimento da região e continuará sendo um parceiro da população. Vamos dedicar linhas de pesquisa, de educação e desenvolvimento sustentável aos municípios da região”, afirmou. O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, também acompanhou a transmissão de cargos. “Fico feliz em saber que os compromissos com a cidade estão mantidos, pois Foz do Iguaçu não pode viver, hoje, sem os projetos que o PTI desenvolve”, considera.

O evento foi realizado no Cineteatro dos Barrageiros, no PTI, e reuniu cerca de 400 pessoas. Representantes de instituições públicas e privadas da região oeste do estado, empresários e lideranças locais prestigiaram a cerimônia.

PTI

Contribuir, de forma decisiva, para o desenvolvimento da região oeste do Paraná foi o grande motivador para a criação do Parque Tecnológico Itaipu, em 2003. O PTI está instalado nos antigos alojamentos dos operários que construíram a usina de Itaipu e, com um modelo de operação inovador, esses espaços deram lugar a instituições de ensino e pesquisa, salas de aula, laboratórios, incubadora de empresas, entidades governamentais, empresas da iniciativa privada e a sociedade em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, da inovação, da formação de competências, da qualificação técnica e do fortalecimento de atividades produtivas do território. Todos os dias, passam pelo PTI cerca de 7 mil pessoas de mais de 40 nacionalidades.

Fonte: PTI

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube