Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Professor de Estatística lança livro sobre a relação entre trabalho e desenvolvimento sustentável

Publicado em 12/05/2017

Lançamento será dia 17 de maio, às 19h na Livraria Curitiba ? Parque Shopping Barigui

Paulo Bracarense, professor de Estatística da UFPR, lançará em Curitiba seu livro “Esverdeamento dos empregos pela via do desenvolvimento sustentável”. A obra apresenta um novo conceito relacionado a trabalho e sustentabilidade.

clique para ampliarCapa do Livro (Foto: Divulgação)

A comunidade mundial foi convocada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para contribuir para a construção de uma definição precisa de “empregos verdes” e para desenvolver uma metodologia que pudesse avaliar quanto do exercício da força de trabalho de diferentes ofícios colaboram para construir um mundo sustentável em uma economia verde. Esse trabalho é parte desse esforço pela proposição de um enfoque complementar usando dados de Inventários da Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Um índice per capita-trabalhador de emissões de GEE para vários setores da economia foi proposto. Esse é um novo conceito apresentado no presente estudo. O indicador recebeu o nome de “densidade de empregos verdes”. O método serve como base de propostas de políticas públicas para a mitigação da emissão de gases de efeito estufa que causa um incremento no aquecimento global. Particular atenção foi dedicada para as atividades de transporte e da indústria de energia. O trabalho foi realizado em conjunto com a Universidade Humboldt de Berlim e Universidade Viadrina de Frankfurt (Oder).

Paulo Bracarense é mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (ESALQ-SP) e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Humboldt de Berlim e Universidade Viadrina de Frankfurt (Oder). É doutor em Engenharia de Produção na área de inteligência aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina com programa sanduíche na Universidade do Sul da Flórida nos Estados Unidos. Bracarense foi membro da diretoria nacional do DIEESE e secretário do trabalho da Prefeitura Municipal de Curitiba, onde inaugurou os programas de trabalho decente e empregos verdes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). É membro dos grupos de trabalho em planejamento energético do SESI-PR, da FIEPR e da UTFPR. Tem dedicado seus esforços em educação ambiental e aplicação de métodos numéricos em projetos de sustentabilidade. É autor de várias publicações técnicas em estatística e também de livros de temas da economia e sociologia.

Lançamento do livro “Esverdeamento dos empregos pela via do desenvolvimento sustentável”

Data: 17 de maio de 2017
Horário: 19:00
Local: Livraria Curitiba – Parque Shopping Barigui

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube