Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Especialistas do setor se reúnem no II Painel Estratégico para construção do Roadmapping de Energia 2031

Publicado em 02/05/2017

Esse setor marca o início de um novo ciclo de planejamento estratégico de construção coletiva para o Estado

O segundo passo para construção Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping de Energia 2031 aconteceu no dia 27 de Abril na Federação das Indústrias do Paraná. Esse setor marca o início de um novo ciclo de planejamento estratégico de construção coletiva para o Estado, projeto que tem como objetivo configurar como elemento de transformação para o estado, capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável da indústria e a posicionar o Paraná como território cada vez mais empreendedor, inovador e competitivo nos âmbitos nacional e internacional.

clique para ampliarMarília de Souza, gerente dos Observatórios Sistema Fiep (Foto: Observatórios Sistema Fiep)

Estiveram presentes 62 especialistas, dentre empresários, pesquisadores, representantes de governo e demais instituições relacionadas ao setor de Energia, com moderação e apoio da equipe técnica do Observatórios Sistema Fiep.

Os especialistas compuseram mesas de trabalho de acordo com as temáticas de cada uma das visões de futuro elencadas no primeiro encontro dos Especialistas, que ocorreu dia 29 de março e validadas neste segundo evento.

Com a intenção de dar apoio as discussões das mesas de trabalho a manhã contou com um breve Talk Show com especialistas do Setor . O Prof. Dr. Paulo Bracarense, UFPR,  falou sobre os desafios na construção de indicadores para sustentabilidade. Cícero Bley, Abiogás e Bley Energia, comentou sobre a relevância do trabalho dos Observatórios Sistema Fiep visando o planejamento para o Setor de energia no estado e frisou a importância da indústria atuar como protagonista na geração de energia e real interessada em desenvolver a cadeia produtiva local de insumos e componentes tecnológicos, e não apenas como consumidora final da energia produzida. Júlio Omori, área de subestações e automação da Copel distibuição, destacou em sua fala as principais tendências e desafios do sistema elétrico no futuro.

clique para ampliarTalk Show (Foto: Observatórios Sistema Fiep)

De acordo com a metodologia os especialistas refletiram sobre a situação atual do setor, as principais barreiras, elencando, ao final da manhã, os novos fatores críticos de sucesso para cada uma das visões.

A tarde de trabalho iniciou com uma breve apresentação de tendências tecnológicas e foi dedicada a elaboração de ações a curto, médio e longo prazo para cada um dos fatores críticos de sucesso que configuram o Roadmapping de Energia 2031.
Em breve será disponibilizada uma consulta web para que os especialistas possam complementar a agenda de ações estratégicas que resultará nos dados consolidados para a publicação que será finalizada no segundo semestre deste ano.

A partir da reflexão e validação das visões de futuro, os especialistas apontaram a necessidade de inclusão da temática Petróleo e Gás neste planejamento estratégico do setor de Energia, para tanto, no dia 21 de Junho será realizado um terceiro encontro com especialistas do segmento de Petróleo e Gás.

As atividades de operação dos painéis de especialistas e a impressão da publicação do Roadmapping de Energia 2031 recebem apoio financeiro via Edital público de seleção de projetos para patrocínio Finep 1° Período.

clique para ampliarConstrução Coletiva do Futuro desejado (Foto: Observatórios Sistema Fiep)

O processo de Prospectiva no Estado do Paraná

Ao longo dos anos, o Sistema FIEP, por meio das entidades FIEP, SESI/PR, SENAI/PR e IEL/PR, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015. Setores estes que foram na sequencia desdobrados em roadmaps estratégicos.

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores.

O setor de Energia, transversal no Paraná, é o primeiro segmento de atividade econômica a ser contemplado no novo ciclo de prospectiva que terá continuidade, ainda em 2017, com os setores do projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – 1º ciclo (Agroalimentar, Biotecnologia Agrícola e Florestal, Metal-Mecânica, Biotecnologia Animal) e Setor Automotivo e em 2018 com os demais setores contemplados no estudo Setores Portadores de Futuro para  o Estado do Paraná 2015-2025.

Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, terceiro setor, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados esperados.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo podem entrar em contato com a equipe:

E-mail:  observatorios.rota.energia@fiepr.org.br 

Telefone: 41 32717441
 

Fonte: Observatórios Sistema Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube