Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

ABRAPCH promove o 1º Workshop Nacional de Centrais Geradoras Hidrelétricas

Publicado em 20/02/2017

FONTE: www.abrapch.org.br


Nos dias 28 e 29 de março Curitiba recebe no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná o 1 º Workshop Nacional de CGHs realizado pela Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas – ABRAPCH, com o patrocínio da Acesso Brasil, Construnível Construtora, Federal Energia, Flessak, Impacto, Semi Industrial, Sistechne - Intertechne Sistemas, Taba Power, VERKA Energy, Vetorlog e apoio da APESC, do BRDE, MWX Energy, Paraná Metrologia, Smart Energy Paraná  e VIEX Americas. O workshop reunirá investidores, empresários, especialistas, consultores e interessados da cadeia produtiva de CGHs.

O evento tem como objetivo fomentar o debate técnico e comercial no setor de CGHs, uma vez que depois da aprovação da MP 735, Lei nº13/360 as CGHs aumentaram sua capacidade de instalação máxima de 3 MW para 5 MW, esta mudança se torna significativa aos empreendedores, pois simplifica o processo de licenciamento ambiental, diminui o tempo de construção do empreendimento e dispensa apresentação de projeto básico na Aneel, além de aumentar a representação das CGHs na matriz energética brasileira.

No primeiro momento o workshop abordará tópicos acerca das consequências das alterações na legislação tanto no setor quanto na cadeia produtiva nacional, já no segundo dia de evento os participantes terão um treinamento exclusivo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre o cadastramento e participação das CGHs nos leilões de energia.

Para a ocasião já estão confirmadas autoridades e órgãos do setor, entre eles Dr. Hélvio Guerra da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que explanará sobre registros das CGHs na ANEEL, Dr. Carlos Mattar também da ANEEL com painel sobre Geração Distribuída, além de palestras sobre licenciamento ambiental com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), estudos arqueológicos de CGHs com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e outros assuntos pertinentes ao momento de expansão das CGHs.

O coordenador do evento e Diretor de CGHs da ABRAPCH, Cleber Leites, afirma que as expectativas para o evento são altas: “Nunca antes na história do setor elétrico as PCHs e CGHs estiveram tão mobilizadas ao crescimento da oferta de energia, destarte queremos unir ainda mais o setor de CGHs ao setor elétrico nacional. Vamos reunir os empresários e investidores para debater sobre os pleitos e os processos da implementação das CGHs e esperamos incentivar ainda mais a expansão dessa fonte que pode incrementar ao setor uma energia limpa, renovável, barata, com altíssima vida útil e com baixíssimo impacto socioambiental.” finalizou o Diretor.

Serviços
Data: 28 e 29 de março de 2017
Local: Campus da Indústria FIEP – Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico, Curitiba - PR, 80215-090
Investimento: Associados: R$450,00 | Não associados: R$650,00
Mais informações: (41) 4101-1596

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube