Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Procel Indústria define ações de atuação para 2017

Publicado em 27/01/2017

Programa prevê entre outras medidas, a implementação de projetos piloto e atividades em parceria com CNI/Sesi

FONTE: www.canalenergia.com.br

Resultado de imagem
            para procel

A Eficiência Energética na indústria vai ter um 2017 repleto de atividades. Na última semana, foi aprovado o Plano Anual de Aplicação de Recursos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica que prevê para o Procel Indústria a execução de quatro linhas de ações. Serão implementados projetos pilotos em dois grandes segmentos do setor e a estruturação do setor através de indicadores, redes de laboratórios, estudos e normas. Também está prevista a realização de ações em parceria com a Confederação Nacional da Indústria e o Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria para a implantação do Programa Aliança Estratégica para Eficiência Energética e a integração do Procel com o Programa Brasil Mais Produtivo com foco em eficiência energética.

Sem um nicho específico da indústria para atuar, as demandas pelo programa são distribuídas de modo igual em todos os setores. Um momento econômico difícil como o que o país passa atualmente transforma-se no cenário ideal para a implantação de projetos de eficiência. A otimização dos custos e aumento da competitividade são os resultados naturais nesses processos. Mas o mesmo cenário econômico ruim que estimula a eficiência é o que implica em redução de investimentos. Mesmo assim, a expectativa do Procel é que aconteça uma melhora na gestão da energia e um aumento em medidas de baixo custo que garantam no curto prazo redução no consumo de energia.

Mesmo com os resultados que o braço industrial do programa vem alcançando ao longo dos anos, ainda persiste a necessidade de continuar consolidando o conceito da eficiência nas indústrias. Para o Procel, a evolução tecnológica vem proporcionando benefícios que deixam os sistemas energeticamente mais eficientes, o que faz com que a tarefa de divulgar a eficiência energética não acabe. Em junho do ano passado, a Eletrobras lançou um guia técnico para motores Premium, feito em parceria entre a International Copper Association e a Eletrobras, com apoio técnico do Procel.

O foco principal do Procel Indústria tem ficado em sistemas motrizes industriais, uma vez que essas máquinas apresentam o maior consumo e tem o maior potencial de economia de energia. O Procel tem notado demandas em ações de eficiência em sistemas térmicos, fato ratificado por pesquisa Eletrobras/CNI, que mostra que os sistemas térmicos possuem maior consumo e potencial de economia, o que deve levar a um aumento nos pedidos para esses sistemas.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube