Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Membros do Conselho Estadual de Parques Tecnológicos tomam posse

Publicado em 11/12/2016

FONTE: Agência Estadual de Notícias

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria da Fazenda coordenaram nesta quinta-feira (8) a cerimônia de posse dos participantes do Conselho Estadual de Parques Tecnológicos (Cepartec), que tem como objetivo a elaboração de um plano estratégico de ciência, tecnologia e inovação para implementar o Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos. 

O Cepartec, presidido pelo governador Beto Richa, terá a participação de secretarias de Estado, universidades, entidades representativas de classe e institutos de pesquisas, com o objetivo de elaborar diretrizes e normativas voltadas para a formulação, implantação e acompanhamento do Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos. 

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, ressaltou a importância que o Conselho terá na implantação do Complexo Paranaense de Parques Tecnológicos. “Este novo desafio fortalece o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Paraná e caracteriza-se como um avanço dos processos de cooperação entre o setor público, setor privado e as universidades”, afirmou. 

Entre as funções do Conselho estão mapear as iniciativas existentes nessa área, apontar segmentos prioritários, aprovar e acompanhar a implantação dos parques, além de buscar fontes de recursos para os projetos. 

O coordenador de Assuntos Econômicos da Secretaria da Fazenda, Francisco de Assis Inocêncio, ressaltou que a intenção é estabelecer parques tecnológicos de quarta geração no Estado, capazes de agregar universidade, governo, institutos de pesquisa. “Uma das principais demandas das empresas que estão investindo no Estado é saber, por exemplo, as áreas onde estão as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico no Estado. Além disso, mapear essas iniciativas vai evitar, por exemplo, duplicidade de projetos”, destacou. 

NA PRÁTICA - O Complexo de Parques Tecnológicos se caracteriza como um ambiente planejado que oferecerá serviços e infraestrutura com os objetivos de estimular e fortalecer a competitividade, o desenvolvimento da inovação e aproximar universidades, centros de pesquisa e as empresas residentes, a fim de aumentar a competitividade empresarial. 

Inspirado no modelo adotado por São Paulo, que já conta com 28 parques tecnológicos, o projeto do Paraná foi concebido em conjunto pelas secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e da Fazenda. Um dos objetivos é estimular a participação do pesquisador paranaense no desenvolvimento de pesquisa junto ao setor produtivo. 

“O Paraná é um Estado inovador e temos condições de avançar ainda mais. Com a criação de um complexo que integre os parques tecnológicos conquistaremos mais avanços em pesquisas e, consequentemente, desenvolvimento para o estado do Paraná”, afirmou o secretário João Carlos.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube