Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Complexo Eólico do Rio Grande do Sul opera com os maiores aerogeradores do Brasil

Publicado em 21/11/2016

FONTE: www.maxpressnet.com.br

Resultado de imagem para complexo
            eólico rio grande do sul

Com 120 metros de altura e hélices de 63 metros, equipamentos da Atlantic Energias Renováveis têm maior capacidade de produzir energia elétrica por meio do vento

No Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, a Atlantic Energias Renováveis está finalizando a instalação de 69 aerogeradores que possuem a maior faixa de potência e dimensões do País.

Os equipamentos são do modelo AW 125/3000, com rotor de 125 metros de diâmetro, pás de 63 metros e 3 megawatts (MW) de potência, instalados acima de torres de concreto de 120 metros de altura.

A altura das torres eólicas influencia na geração de energia. “O vento próximo à planície sofre interferências que diminuem sua qualidade. Com maior altura conseguimos melhorias consideráveis em termos de redução de intensidade de turbulência e captação de ventos com maiores velocidades originando o aumento da sua capacidade de produzir energia”, explica o gerente de Obras da Atlantic, Armando Barros.

A Acciona Windpower Brasil instalou sua fábrica de torres de concreto no canteiro de obras do Complexo Eólico de Santa Vitória do Palmar e é responsável por sua produção e instalação. São 69 aerogeradores no total, que representam 207 MW de potência. “Hoje temos 18 aerogeradores com a etapa de montagem finalizada em Santa Vitória do Palmar e, destes, oito estão em testes pré-operacionais”, disse Armando, lembrando que torres com maiores alturas ajuda a ampliar o potencial eólico do Brasil.

Potência nas alturas
Equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT-Clima) revisou o último grande levantamento do potencial eólico brasileiro e descobriu que o Brasil pode ter até seis vezes mais capacidade de geração de energia a partir dos ventos em alturas superiores, em comparação ao estimado no Atlas do Potencial Eólico Brasileiro de 2001. Na época, a pesquisa fez a estimativa com o uso de torres com 50 metros de altura, diferentemente de hoje, quando já há torres acima de 100 metros.

Gigante dos ventos
O maior aerogerador do mundo está em funcionamento em Oesterild, na Dinamarca, no centro nacional de testes de grandes turbinas eólicas da companhia Vestas. A turbina tem 140 metros de altura, rotor de 164 metros de diâmetro, pás que medem 80 metros de comprimento e potência de 8 MW.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube