Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Tesla lança painéis solares em telhas de vidro super-resistentes

Publicado em 10/11/2016

A ideia é que os proprietários gerem a eletricidade para sua casa com energia solar e armazenem a eletricidade por meio da bateria da Tesla, conhecida como Powerwall.

FONTE: Gazeta do Povo

Vistos do chão, painéis solares parecem telhas normais. |

Elon Musk apresentou as suas ambições para fazer da Tesla Motors Inc. uma gigante de energia limpa na última sexta-feira (28), lançando um novo produto, o “telhado solar”, em um evento a noite nos Estúdios da Universal, em Los Angeles, na Califórnia.

À medida que o sol se punha, Musk disse a centenas de convidados reunidos em frente a Tesla e a SolarCity Corporation, empresa que ele preside e que ele pretende comprar, que irá fazer telhados solares mais bonitos do que telhados normais. Ele então apresentou várias casas com estilos diferentes de coberturas e disse que eles eram todos solares, com painéis solares incorporados às telhas de vidro.

“Como podemos ter um telhado solar que é melhor do que um telhado normal, mais bonito e dura mais tempo”, disse Musk. “Você vai querer puxar seus vizinhos e dizer ‘Confira este telhado maravilhoso’.”

A apresentação de Musk foi curta em detalhes sobre a eficiência dos telhados solares, suas garantias, os custos ou quando eles estarão disponíveis no mercado. O telhado solar é oferecido em quatro estilos: telha texturizada de vidro, telha de ardósia de vidro, telha toscana de vidro e telha de vidro liso – devido a uma variedade de estilos arquitetônicos.

A ideia é que os proprietários gerem a eletricidade para sua casa com energia solar e, em seguida, armazenem por meio da bateria da Tesla conhecida como Powerwall. Você pode carregar a sua bateria durante o dia, em seguida, utilizá-la à noite, quando o sol se põe.

Além dos carros elétricos

Musk e o Chefe de Tecnologia da Tesla, JB Straubel, há muito tempo imaginaram um futuro de energia limpa com carros elétricos alimentados por uma rede cada vez maior de energia solar, com baterias da Tesla otimizando o armazenamento. A empresa também oferece sistemas de energia muito maiores para clientes comerciais e de serviços públicos e já implantou quase 300 megawatts/hora em 18 países, de acordo com um post no blog na quinta-feira (28).

Armazenamento de energia à base de bateria tem o potencial de revolucionar a eletricidade para os cidadãos mais pobres do mundo da mesma forma como a tecnologia móvel revolucionou a indústria de telecomunicações. Juntamente com painéis solares ou turbinas eólicas, poderosas baterias de lítio-íon podem armazenar energia e fornecer eletricidade para os cerca de 1,3 bilhão de pessoas no mundo que não têm acesso à eletricidade e enfrentar o que é chamado de “pobreza energética”.

O evento de sexta-feira (29) é parte do esforço para fazer o caso da SolarCity vantajoso para os investidores. Mais detalhes, incluindo informações financeiras, foram revelados em 1º de novembro, quando a empresa explicou como pretende desenvolver a parceria entre a Tesla e a SolarCity, combinando energia solar e armazenamento de forma tão atraente como os veículos elétricos.

A proposta de fusão entre as duas empresas tem sido controversa porque Musk é o presidente e maior financiador do SolarCity, e o conselho de ambas as empresas estão profundamente entrelaçadas. Os acionistas votarão sobre a fusão em 17 de novembro.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube