Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Película transparente transforma smartphone em painel solar portátil

Publicado em 31/10/2016

A tecnologia são capazes de armazenar a energia solar e transformá-la em energia elétrica, que é utilizada para recarregar dispositivos eletrônicos

FONTE: Gazeta do Povo

 | Cortesia de Yimu Zhao and Richard Lunt, Michigan State University

O dilema de ficar sem bateria no celular pode estar com os dias contados. Uma startup do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu um revestimento transparente que transforma superfícies como telas de celulares, janelas e vidros de carros em painéis solares portáteis. As películas transparentes são capazes de armazenar a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Ou seja, em vez de sair em busca de tomada ou carregador para manter seu smartphone vivo, tudo o que você precisa é de um pouco de sol para recarregá-lo. As informações são da publicação Popular Science.

A Ubiquitous Energia criou uma película transparente feita moléculas orgânicas que absorvem os raios ultravioletas e infravermelhos do sol. O material funciona como um semicondutor: quando os fótons dos raios de sol atingem a superfície, eles excitam os elétrons, que fluem como uma corrente elétrica para alimentar os dispositivos eletrônicos. A tecnologia está em fase de testes.

LEIA MAIS sobre Energia e Sustentabilidade

O grande desafio da startup foi desenvolver uma película transparente que absorva o máximo possível da luz do sol. Basicamente, os painéis solares absorvem fótons dos raios do sol, convertendo-os em eletricidade. Os painéis são escuros porque é esta característica que faz com que a energia seja realmente absorvida, ou seja, quanto mais escuros, mais luz eles absorvem. Por outro lado, a luz atravessa as superfícies transparentes e não é completamente absorvida.

“De smartwatches, telefones, janelas ou até mesmo carros, você pode colocar o revestimento sobre qualquer coisa e transformá-la em uma fonte de energia”, diz o fundador da empresa Milhas Barr. Quando a tecnologia estiver madura, Barr acredita que ela será capaz de converter energia solar em eletricidade com 10% de eficiência, o que corresponde a dois terços da média da indústria de painéis solares.

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube