Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

4º Encontro Nacional de Consumidores Livres

Publicado em 13/10/2016

FONTE: http://www.abcoe.org.br/event/

Resultado
            de imagem para 4º encontro nacional de consumidores livres

Encontro Nacional de Consumidores Livres é o evento anual realizado pelo Grupo CanalEnergia, líder em conteúdo para o setor elétrico, que tem o intuito de fomentar as principais questões que envolvem o Mercado Livre de Energia sob a ótica do consumidor. Neste ano de 2016, o encontro chega em sua 4ª edição e será, novamente, realizado em São Paulo, capital, no mês de outubro. Trazendo apresentações técnicas, debates regulatórios, cases e boas práticas, o encontro reúne mais de 200 participantes e cresce a cada ano.

Informações importantes sobre o Mercado Livre de Energia:

Mercado Livre de Energia é um ambiente de contratação em que consumidores com demanda mensal a partir de 500 KW podem comprar energia livremente de qualquer gerador ou agente comercializador, respeitando as regras de cada perfil de consumo (livre ou especial).

 A estimativa é que ao optar por este mercado, grandes consumidores cheguem a economizar até 20% seus custos com energia elétrica, segundo especialistas. Hoje, 25% da energia gerada no Brasil é transacionada através do Mercado Livre de Energia, e o potencial é de 48% da carga nacional.

 A livre concorrência, as elevações da tarifa do mercado regulado e incentivos regulatórios (como a comercialização de energia excedente da micro e minigeração através do ProGD) são alguns dos fatores que contribuíram para o aumento vertiginoso de migrações para o Mercado Livre de Energia neste último ano – mais de 600% de crescimento em relação a 2015 (fonte: CCEE.org.br).

Atualmente são mais de 2.900 consumidores, entre livres e especiais, e este número só tende a aumentar nos próximos anos.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube