Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

MINI GUIA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENERGIA HÍBRIDA

Publicado em 15/09/2016

Já ouviu falar sobre energia híbrida? Em poucas palavras, se trata de um sistema formado por duas ou mais fontes de energia renováveis, por exemplo, a energia eólica e a energia solar.

Mas, sabemos que apenas essa definição não é o suficiente sobre o assunto. Por isso, preparamos um mini guia com as principais informações sobre a energia híbrida. Nessa matéria vamos usar a energia eólica e a energia solar como referência na fonte de energia renovável.
Antes de começarmos de fato a falar sobre energia híbrida, vamos entender melhor como são as fontes que geram essa energia verde. Assim, ficará mais fácil compreender o funcionamento desse sistema.

  • Energia Eólica

A energia eólica é produzida a partir do vento e é gerada por meio de aerogeradores. A força do vento é captada por hélices, que são ligadas numa turbina que aciona o gerador elétrico. A energia eólica é uma energia verde e renovável.

  • Energia Solar

A energia solar é produzida a partir do sol (também chamada de energia térmica). Esta energia é captada através de painéis solares, que são formados por células fotovoltaicas e transformada em energia elétrica ou mecânica. Também se trata de uma energia verde, por não impactar o meio ambiente.

Como funciona a energia híbrida

Um sistema de energia híbrido abastecido por energia solar e energia eólica inclui módulos fotovoltaicos, uma turbina eólica pequena, tecnologia de controlo elétrico e algumas baterias para os períodos de baixa geração de energia, e utilização posterior.

A energia híbrida também pode ser independente. Para isso o sistema de energia verde precisa ser estruturado utilizando energia eólica e energia solar, para então suportar um sistema que não precisa da fonte de alimentação (todo a eletricidade vem da energia renovável, o vento e sol). Veja a imagem do sistema abaixo!

Outro tipo de sistema híbrido, é o que é abastecido por energia eólica e energia solar, ele pode ser montado a partir de um gerador de vento e painéis solares. Durante a noite, esse sistema continua a ser alimentado pelo gerador de energia eólica, juntamente com a energia que ficou armazenada nas baterias. Confira a imagem do sistema abaixo!

Vantagens da Energia Híbrida

O sistema híbrido eólico-solar é uma excelente opção para diminuir o consumo de energia elétrica vinda das empresas que distribuem energia. Além do mais, o sistema híbrido é uma fonte de energia renovável/energia verde e não causa impacto no meio ambiente, diferente dos combustíveis fósseis, que são os mais usados para gerar energia.

Aplicações da Energia Híbrida

Os sistemas híbridos funcionam muito bem em regiões onde os ventos e os raios solares se complementam significativamente. Para total eficiência do sistema, a energia híbrida precisa ser implementada em lugares onde o vento sopra frequentemente e os raios solares sejam constantes.

Brasil x Energia Híbrida

O Brasil está entrando em uma nova fase no campo da geração de energia elétrica. Os avanços na tecnologia permitiram a implantação de usinas de energia eólica e painéis solares fotovoltaicos de energia solar. Essa, também tem sido uma alternativa para gerar energia verde, renovável e barata no país.

Pronto! Com esse mini guia você tem as informações principais sobre energia híbrida. Se quiser mais informações sobre o tema, entre em contato com o Portal Solar, o maior site sobre energia solar do Brasil.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube