Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

EPE usa Inteligência Geográfica para realizar estudos de planejamento energético no País

Publicado em 23/08/2016

O WebMap EPE já está disponível no site da Empresa, com o objetivo de tornar os dados do Setor Energético mais acessíveis e transparentes para a sociedade

FONTE: www.setorenergetico.com.br

Autor

Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), responsável por subsidiar o planejamento do setor energético nacional, lançou recentemente o portal Webmap EPE, que contém informações georreferenciadas sobre o sistema energético existente e planejado. A EPE implantou o WebMap EPE sobre a plataforma ArcGIS da Esri, companhia com 70% do market share global de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) e representada no Brasil pela Imagem.

A solução tem como objetivo facilitar a geração e a compreensão de mapas e estudos críticos do setor em todo o território nacional, ao integrar informações sob responsabilidade de diversos departamentos em um único ambiente web. O projeto também visa simplificar o grande volume de informações do setor energético visando disponibilizá-las à população, atendendo à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011, regulamentada pelo Decreto Federal nº 7.724/2012), por meio de mecanismos como o portal WebMap EPE, do Plano Decenal de Expansão de Energia, do Plano Nacional de Energia, entre outros.

Usuária da plataforma ArcGIS desde 2006, a EPE utilizava a Inteligência Geográfica apenas para uso interno e não integrado, informa Rodrigo Vellardo Guimarães, Analista de Pesquisa Energética da Superintendência de Meio Ambiente.

A EPE faz atualmente uso intenso dos aplicativos para criação de dados, edição e geoprocessamento bem como elaboração de mapas web interativos que respondem aos comandos dos usuários, para busca de empreendimentos, por exemplo.

Uma das aplicações da tecnologia GIS visa disponibilizar informações de diversas bases, tais como IBGE, MMA, Funai e outras, de maneira mais fácil, abrangente e integrada em um único sistema conectado à Internet para uso interno da empresa, equipes de campo e para o público em geral.

“Todas as áreas operacionais da organização utilizam a solução no modo online. Desta forma, os técnicos e gestores, bem como os cidadãos brasileiros, recebem as informações atualizadas do setor energético por meio do portal online, de maneira transparente, dinâmica e de fácil entendimento”, afirma Vellardo.

De acordo com ele, o uso da Inteligência Geográfica também permite às áreas da EPE obterem o conhecimento sobre, por exemplo, o relevo, o tamanho da área ou tipo de solo de determinada localidade por meio de dados secundários georreferenciados, o que diminui o número de campanhas de campo, aumenta a eficiência operacional do órgão e facilita o processo decisório.

O Portal WebMap EPE, permite ainda ao cidadão comum, fazer consultas, visualizar com detalhes a cadeia de geração e transmissão de energia no país, assim como o andamento dos empreendimentos de energia.

Com mais esta iniciativa, a EPE reafirma seu comprometimento com a comunicação de informação de relevante interesse público, reforçando a transparência de suas ações perante a sociedade.

Com este portal é possível localizar as usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e solares, as linhas de transmissão e subestações, os campos de petróleo e gás, os gasodutos e as unidades de biocombustíveis espalhadas pelo território nacional. O WebMap EPE já está disponível no site da Empresa, com o objetivo de tornar os dados do Setor Energético mais acessíveis e transparentes para a sociedade

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube