Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Pequenas e médias empresas trocam concessionárias por mercado livre de energia

Publicado em 04/08/2016

FONTE: ABRAPCH

Autor

Castigadas pelo aumento do preço da energia nos últimos três anos, as pequenas e médias empresas estão abandonando as concessionárias e migrando em massa para o mercado livre de energia.

 De janeiro de 2015 para cá, o número de consumidores saltou 81%, considerando as migrações já agendadas para o segundo semestre, que devem resultar em mais de 3.220 consumidores até o fim deste ano – hoje são 2.262. Atualmente, o mercado livre recebe, em média, 100 novos clientes por mês. Nesse ritmo, o número de empresas que negociam a própria energia deve dobrar até o final de 2017, avalia Rafael Carneiro, head de Energia da XP.

 Desde que foi criado há 18 anos, esta é a segunda grande onda de migração de consumidores comerciais e industriais para este ambiente de negócios. A primeira ocorreu após o racionamento de 2001, puxada, principalmente, pelas empresas eletrointensivas.

Desta vez, o movimento é liderado por pequenas e médias empresas em fuga das altas tarifas do mercado cativo. “A elevação dos custos do mercado regulado combinada ao momento econômico desfavorável está forçando as empresas a buscarem o mercado livre, que hoje é um mercado sólido e muito atrativo”, afirma Carneiro.

 Em pouco mais de um ano, o preço da energia negociada no mercado livre caiu, em média, 80% para cerca de R$ 80 o MW no curto prazo, impactado pela queda no consumo de eletricidade, recuperação do nível dos reservatórios e entrada em operação de novos empreendimentos de geração que elevaram a oferta. Atualmente, o consumidor pode ter, em média, de 25% a 30% de economia na conta de energia em relação às tarifas cobradas no mercado regulado.

 A queda no preço da energia é o principal motivo da migração em massa das empresas, mas não é o único. O consumidor livre deixa de pagar as tarifas de energia fixadas pelo governo e passa a negociar contratos de fornecimento diretamente com geradores ou comercializadoras, com preço, prazo e índices de reajuste previamente combinados, explica Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc. “Isso dá previsibilidade de custo ao consumidor, que já sabe quanto vai pagar pela energia durante a vigência do contrato, sem surpresas no final do mês”.

 Busca por fonte renováveis é a que mais cresce

 Com uma boa gestão da conta, quem vai para o mercado livre dificilmente volta para o cativo. Hoje, o ambiente de contratação livre concentra 25% de todo o consumo de energia do país, mas tem potencial para 48%, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). O maior índice de crescimento é o de consumidores especiais – com demanda entre 500 kW e 3.000 kW – que contratam eletricidade gerada por fontes renováveis de energia , como eólica, solar, biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). A participação desse grupo deve passar dos atuais 3% para 16%.

Já os consumidores livres eletrointensivos, que hoje respondem por 22% do mercado, crescem em um ritmo menor, mas podem elevar sua participação a 29% até o final deste ano. De acordo com a Abraceel, apenas 15 mil das 330 mil indústrias brasileiras com potencial estão no mercado livre. Em relação ao consumo, o impacto dessa onda de migração tende a ser menor, já que 60% desses clientes consomem até 500 kW.

 Liberdade de escolha

Em alguns países, até os consumidores residenciais têm a opção de escolher de quem vão comprar a energia que consomem. É o caso da Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Austrália e Coreia do Sul. Nos Estados Unidos, em 22 estados os consumidores são livres para escolher seu fornecedor de energia. No Texas, por exemplo, o consumidor pode acessar no site uma lista de geradoras e comercializadoras de energia aptas a atender a sua residência. Além de preço, tempo do contrato e ciclo de pagamento, o consumidor pode escolher o porcentual de fontes renováveis que vai consumir. Também pode trocar de fornecedor se assim preferir. Nestes casos, as distribuidoras atuam apenas no gerenciamento da rede de distribuição.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube