Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Petrobras apresenta 12 demandas tecnológicas para fornecedores locais

Publicado em 27/07/2016

FONTE: Mec Show 2016

Autor

Se na crise surgem as oportunidades, a MEC SHOW 2016 foi uma prova de que realmente o setor metalmecânico se reinventa a cada ano e de que há chances de negócios para as pequenas e médias empresas fornecerem às grandes. Engenheiros da Petrobras apresentaram durante o evento 12 demandas de produtos e serviços tecnológicos a serem desenvolvidos por fornecedores locais para os próximos anos.

As apresentações foram feitas nos dias 27 e 28 de julho, dentro da MEC SHOW 2016, durante a quarta edição do Encontro Tecnológico, uma parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae ES) com o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás Natural e Petrobras.

Os engenheiros apresentaram o passo a passo do desenvolvimento do produto e, havendo interesse de uma empresa ou de um pool, explicaram e tiraram dúvidas do processo. Dentre as demandas estavam: aplicativo “IHM Móvel” em poços terrestres, cabeçal de poços, sistema BPL em média tensão para comunicação em poços petrolíferos, sistema móvel para inspeção de tubos em poços, sensores de fibra óptica para medição de temperatura em tanques de produção de petróleo, e robô para tratamento de superfície e pintura de costado de plataforma.

Essa troca de informações entre a Petrobras e fornecedores locais já rendeu bons frutos em edições anteriores e não foi diferente nesta edição.

Esse encontro, em sua quarta edição, foi uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores capixabas. Além da forte participação do empresariado, inclusive do interior do Estado, o encontro se firmou como um propulsionador do desenvolvimento tecnológico nas micro, pequenas e médias empresas. Essa iniciativa da Petrobras no Estado se destacou nacionalmente e demonstrou a capacidade da indústria capixaba em prover as soluções demandadas.

Os empresários capixabas interessados em participar do Encontro Tecnológico poderão realizar sua inscrição até o próximo dia 25 através do site www.mecshow.com.br.

A MEC SHOW chega, este ano, à sua nona edição, consagrada como a principal feira do setor metalmecânico do Espírito Santo. O evento, que acontece no Pavilhão de Carapina, irá reunir 130 expositores entre os próximos dias 26 e 29, com expectativa de atrair 15 mil visitantes qualificados.

A feira é uma promoção do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer-ES) e do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec), numa realização da Milanez & Milaneze em parceria com VeronaFiere.

Numa correalização do Sebrae e do Sistema Findes (Sesi/Senai), a feira conta ainda com apoio técnico da DVF, apoio da ArcelorMittal, Fibria, Vale, Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), ISA Seção Espírito Santo, Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei) e Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

Confira as demandas:

– Aplicativo “IHM Móvel” em poços terrestres

– Cabeçal de poços

– Sistema BPL em média tensão para comunicação em poços petrolíferos

– Sistema móvel para inspeção de tubos em poços

– Sensores de fibra óptica para medição de temperatura em tanques de produção de petróleo

– Fabricar sensores ópticos para medição de pressão, vazão e temperatura de fundo de poço com tecnologia já patenteada pela Petrobras

– Dispositivo auxiliar de acesso para espaço confinado

– Reparos de campo através de weld overlay, conforme ASME PPC-2 – Parte 2

– Revestimentos internos não metálicos especiais

– Sistema auxiliar à limpeza interna de equipamentos e tubulações

– Robô para tratamento de superfície e pintura de costado de plataforma

– Sistema de coleta e transferência de resíduo oleoso durante a limpeza de tanque de carga

Serviço

MEC SHOW 2016 – Feira da Metalmecânica, Energia e Automação

Data: 26 a 29 de julho

Local: Pavilhão de Carapina

Horário: 15 às 21 horas (com acesso até as 20 horas)

Site e inscrições: www.mecshow.com.br

Por C2 Comunicação – Laísa Rasseli

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube