Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

ABiogás e Ministério de Minas e Energia discutem políticas para o biogás no Brasil

Publicado em 08/07/2016

FONTE: www.segs.com.br

Autor

Nesta terça-feira (5/7), representantes da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) se reuniram com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em Brasília-DF, para apresentar o Programa Nacional de Biogás e Biometano (PNBB) desenvolvido pela associação. O objetivo é sugerir políticas públicas especificas que viabilizem o biogás e o biometano no Brasil.

Essa é a primeira vez que um ministro de minas e energia se dispõe a ouvir as propostas da associação. Segundo o presidente da ABiogás, Cícero Bley Jr., o atual ministro se mostrou aberto e conectado com as energias renováveis e cumpre com o prometido em dar espaço para o debate da diversificação da matriz.

“Saímos convencidos que as energias renováveis em geral, e o biogás em particular, vão experimentar grande impulso neste semestre e no próximo ano”.

Na reunião, os representantes da associação apresentaram o documento com evidências científicas mostrando as vantagens do energético em usos múltiplos para a geração de energia elétrica, térmica e veicular. O programa tem também como destaque a necessidade de criação de leilões de energia, simplificação tributária e desonerações na cadeia produtiva de equipamentos para a produção de biogás e biometano.

“O PNBB pretende estabelecer condições específicas para que os investimentos no biogás e no biometano sejam atrativos para potenciais produtores e usuários e que se estabeleçam como fontes de energia seguras, oficialmente inseridas na matriz energética. O documento está nas mãos do governo”, afirma Cícero Bley, presidente da associação.

Sobre a ABiogás

A Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) é uma organização fundada em 2013, com o objetivo de congregar os interesses dos vários agentes, tanto no Brasil quanto no exterior, que se dedicam ao desenvolvimento, produção e consumo do biogás e do biometano.

Tem ainda como objetivo promover a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira, através do desenvolvimento dos diversos segmentos envolvidos em sua produção, regulamentação e utilização.

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube