Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Brasil é um país cheio de oportunidades para geração de energia limpa

Publicado em 12/04/2016

FONTE: Biomassa BR

Quando se fala em energia renovável, o Brasil é visto como um país que possui diversas oportunidades. A matriz energética brasileira possui uma grande diversificação, já que o país consegue produzir energia limpa a partir de diversas fontes e inseri-las aos poucos na matriz elétrica. 


A vantagem brasileira para os países desenvolvidos, é que enquanto os mesmos são obrigados a aumentar a participação de fontes renováveis disponíveis, o Brasil, por sua diversificação de fontes limpas, só precisa complementar a matriz elétrica com elas e aproveitar a potência dos recursos naturais oferecidos.

Dados do Fifteeth Inventory – edição de 2013, mostram que o Brasil é o segundo país no ranking mundial que utiliza a energia hidráulica como principal fonte de eletricidade. Além disso, os dados também mostram que a produção de energia através dos ventos vem aumentando, podendo ser bastante competitiva no futuro. 

Além da energia eólica, a produção a partir da biomassa e de painéis solares também está crescendo. Devido à crise hídrica no último ano, o aumento da participação das termelétricas no país fez com que a produção de gás natural também crescesse. 

Assim como as fontes renováveis cresceram, algumas fontes derivadas do petróleo também obtiveram um crescimento significativo. As termelétricas movidas por combustíveis fósseis e o uso do carvão e seus derivados, por exemplo, ainda continuando tendo a maior parte da matriz energética brasileira. 

Apesar dos derivados do petróleo ainda serem bastante importantes para o setor elétrico, especialistas acreditam que essa dependência irá diminuindo aos poucos, já que com um planejamento setorial e a implementação de políticas publicas o setor possa receber cada vez mais incentivos para a produção de energia limpa. 


Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube